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ilustração com celular e cadeado e texto pense seguro
 

Dicas de Segurança Online

Aprenda com o PagBank como manter suas informações seguras e como se prevenir de golpes e fraudes.

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Pensando em sua segurança, o PagBank preparou este material para evitar que você, ou qualquer pessoa próxima, sejam vítimas de golpes.

Tenha mais segurança em seu dia a dia com as dicas do PagBank

Confira informações e medidas de prevenção e proteção que poderão ajudá-lo a conhecer e evitar possíveis armadilhas e golpes.

  • Utilize senhas que não sejam fáceis de serem descobertas. Jamais utilize como senha seu nome, sobrenomes, números de documentos, placas de carros, números de telefones, datas ou quaisquer outras informações relacionadas a você.
  • Crie senhas fortes que contenham no mínimo 8 caracteres, utilizando letras maiúsculas, minúsculas, números e/ou caracteres especiais. Jamais utilize sequências numéricas ou do teclado. Opte por frases que você se lembre, alternando alguns caracteres, por exemplo: M1nh@$enh@F0rt3.
  • Nunca anote suas senhas em uma agenda ou qualquer papel físico, bloco de notas no celular ou um arquivo sem proteção no seu computador. Caso tenha necessidade de administrar grande quantidade de credenciais e contas, utilize algum programa dedicado ao assunto, como por exemplo, um cofre/gerenciador de senhas.
  • Clientes de e-commerce: Nunca deixe o seu token exposto em repositórios de compartilhamento e de colaboração de códigos (por exemplo: GitHub).
  • Se necessário armazenar o seu token, guarde-o também em um cofre de senhas, um local seguro e privado para evitar ataques e vazamento dos dados e informações.
  • Utilize ferramentas de segurança adicionais como biometria, reconhecimento facial e dupla autenticação (segundo fator de autenticação) sempre que possível em seus aplicativos e e-mail.
  • Sempre tenha um código de bloqueio/senha para o acesso ao seu aparelho celular ou computador, e habilite o bloqueio automático de ambos para o menor tempo possível.
  • Nunca utilize o recurso de “lembrar/salvar senha” em navegadores e sites de internet.
  • Suas credenciais e suas senhas são suas identidades digitais no mundo eletrônico. Nunca a compartilhe com outras pessoas.
  • Altere sua senha com frequência (veja aqui como alterar sua senha no PagBank) e utilize uma senha diferente para cada serviço/site da internet.
  • O PagBank não envia arquivos anexados em suas comunicações. Se receber algum e-mail supostamente do PagBank com anexo, não abra o arquivo, delete o e-mail imediatamente e tenha cuidado com qualquer link de origem suspeita/não conhecida. Em caso de dúvidas, contate nossa Central de Relacionamento ou você pode denunciar o e-mail em caso de fraudes.
  • Desconfie de mensagens com promoções imperdíveis, atualizações cadastrais ou falsos débitos pendentes. Jamais clique, realize pagamentos ou compartilhe as informações solicitadas, sem antes confirmar a legitimidade da mensagem.
  • Certifique-se de que o endereço apresentado em seu browser corresponde ao site do PagBank antes de fornecer dados de pagamento.
  • O site do PagBank sempre faz uso de conexão segura, ou seja, os dados transmitidos entre seu navegador e o site serão criptografados. Sempre verifique se a barra do navegador é exibida na cor verde ou se aparece o cadeado fechado, pois são maneiras fáceis e confiáveis de verificar a identidade e a segurança do site.
    Veja alguns exemplos:Imagem dos navegadores com o endereço do site PagSeguro. Certifique-se de que o endereço apresentado em seu browser corresponde ao site do PagSeguro antes de fornecer dados de pagamento
  • Evite acessar sites de comércio eletrônico, do seu banco ou do PagBank através de computadores de terceiros.
  • Acompanhe periodicamente as transações em sua conta.
  • Confirme se os dados antes de pagar estão corretos. Sempre verifique se o beneficiário é PagBank e se seu nome e CPF estão corretos.
  • Confirme o valor da cobrança.
  • Certifique-se de que você recebeu o boleto de uma fonte segura.
  • Verifique se há erros de digitação.
  • Opte pelo débito automático, quando possível.
  • Caso fique em dúvida sobre o boleto recebido, entrem em contato com o PagBank ou o beneficiário do boleto, nos canais de atendimento oficiais.
  • Tenha sempre uma solução de antivírus instalada e atualizada em seu dispositivo eletrônico. Mantenha atualizado o sistema operacional dos seus dispositivos e todos os demais programas/aplicativos instalados. Aplique as correções de segurança (patches) disponibilizadas pelo fabricante para evitar vulnerabilidades e habilite as proteções recomendadas neste conteúdo.
  • Configure e mantenha habilitado políticas de bloqueio e acesso sempre que não estiver utilizando-o ou próximo do seu equipamento.
  • Caso tenha comprado um aparelho usado, antes de inserir quaisquer novos dados ou utilizá-lo, apague todos os dados existentes no aparelho e redefina para configuração de fábrica, como se fosse o "primeiro uso".
  • Evite fazer transações financeiras em sites de comércio eletrônico, bancos e no PagBank utilizando redes Wi-Fi públicas (ex.: cyber cafés, aeroportos e hotéis).
  • Baixe aplicativos para o seu aparelho apenas de fontes confiáveis e pelos sites oficiais dos fornecedores. Os aplicativos do PagBank estão disponíveis nas lojas de aplicativos, clique aqui e baixe.
  • Lembre-se, suas senhas, credenciais e códigos de acesso são confidenciais, exclusivos e pessoais. Nunca compartilhe com outros pessoas.
  • Evite disponibilizar seus dados pessoais ou de familiares e amigos (boleto, número de transação, número de conta bancária, e-mail, telefone, endereço, data de aniversário, etc.).
  • Nunca forneça informações sensíveis (como senhas, documentos e números de cartão de crédito), a menos que esteja sendo realizada uma transação (comercial ou financeira) e se tenha certeza de que está em ambiente seguro como o PagBank.
Sinal de alerta amarelo com ponto de exclamação

O PagBank NÃO:

  • Envia arquivos anexos em e-mails
  • Solicita depósito em contas bancárias de terceiros
  • Envia boletos anexados a e-mails
  • Solicita a instalação de programas de qualquer tipo
  • Solicita senha, códigos de segurança via e-mail ou telefone
  • Envia mensageiros ou portadores a sua residência solicitando cartões e quaisquer outras informações pessoais

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Central de Atendimento

Central de Atendimento Telefônico disponível 24 horas, 7 dias por semana

  • 4003-1775 - Capitais e região metropolitana.
  • 0800-728-2174 - Demandas localidades, exceto celular.

Como denunciar golpe ou fraude

Para denunciar um golpe ou fraude, clique aqui e acesse os canais exclusivos.

Ouvidoria

Disponível de Segunda a Sexta das 9h às 18h (exceto feriados). Para ligar na Ouvidoria do PagBank, tenha em mãos o protocolo do seu último atendimento.

  • 0800-728-2167

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