COMO FUNCIONA A DISPUTA

Problemas com sua compra? O PagSeguro pode te ajudar a resolver

O consumidor que utiliza o PagSeguro tem à sua disposição a Disputa, um recurso criado para auxiliar na solução de situações em que o vendedor ou a loja virtual não cumprem com o que foi acordado no momento da compra, tais como:

  • O produto ou serviço não foi entregue.
  • O produto ou serviço foi entregue com defeitos ou características e funcionamento diferentes do combinado.

Para viabilizar a devolução do seu dinheiro, você tem até o 14º dia, após a confirmação do pagamento, para abrir uma Disputa.

Confira abaixo o passo-a-passo deste recurso que o PagSeguro disponibiliza a você:

Veja como funciona:

  1. Pagamento foi confirmado Passo 1
    O Comprador tem até o 14º dia para abrir uma Disputa, período em que o dinheiro não foi liberado para o vendedor e ainda poderá ser devolvido.
  2. Abriu uma disputa Passo 2
    O comprador acessa sua conta do PagSeguro e abre uma Disputa. O vendedor é notificado e assim ambos podem trocar mensagens para tentar resolver a situação.
    Caso não entrem em acordo, o comprador tem entre 7 a 20 dias após a data de abertura da Disputa para solicitar a moderação do PagSeguro. Se não o fizer dentro deste prazo, a Disputa será encerrada a favor do vendedor.
  3. Solicitou moderação Passo 3
    Com a disputa em moderação, o PagSeguro irá ajudar a resolvê-la. Nesta fase, comprador e vendedor comunicam-se apenas com a equipe de especialistas do PagSeguro e não mais entre si.
  4. Disputa
    foi encerrada
    Passo 4
    Depois de encerrada, uma Disputa não poderá mais ser reaberta.

Posso abrir uma Disputa após os 14 dias?

O prazo limite para abrir uma Disputa é de 45 dias após a confirmação do pagamento, porém, depois de 14 dias, o dinheiro já foi liberado ao vendedor e a possibilidade de recebê-lo de volta é reduzida.


+

Conheça as regras

Comprador
Somente o comprador pode abrir uma Disputa;
A Disputa pode ser aberta até o 45º dia, contados a partir da confirmação de pagamento, porém a possibilidade de devolução do seu dinheiro é garantida apenas nos casos de Disputas abertas até o 14º dia;
Comprador e vendedor podem conversar livremente para entrar em acordo, até que seja solicitada a Moderação;
Entre o 7° e o 20° dia, a partir da data de abertura da Disputa, o comprador pode solicitar a Moderação do PagSeguro;
Caso a Moderação não seja solicitada, entenderemos que o comprador está satisfeito e a disputa será encerrada, liberando o valor ao vendedor.
Vendedor
Será avisado por e-mail assim que uma disputa for aberta;
O vendedor deve responder à reclamação do comprador;
O vendedor deve enviar informações adicionais, quando solicitado, para facilitar o processo de Disputa, sempre cumprindo os prazos estipulados pelo PagSeguro;
Quando solicitados comprovantes, você deverá enviar o(s) arquivo(s) através do site, dentro da página de detalhes da Disputa, no link "Envio de informações adicionais" disponível na área superior;
Se o vendedor não fornecer as informações solicitadas durante o período de Moderação, encerraremos a Disputa a favor do comprador.
PagSeguro
O PagSeguro mediará a disputa quando o comprador solicitar Moderação e, com base em um processo de análise, decidirá o caso a favor do comprador ou do vendedor;
A partir do momento que o comprador solicita a moderação, o PagSeguro tem até 30 dias para resolução da Disputa. Esse prazo pode ser prorrogado, dependendo da complexidade do caso;
Solicitada a Moderação, comprador e vendedor comunicam-se apenas com o PagSeguro;
Durante o período da Moderação, o PagSeguro analisará todas as informações, como: reclamação do comprador, histórico de conversas entre as partes, comprovantes enviados, entre outros.

Toda comunicação entre comprador, vendedor e moderador do PagSeguro deve ser feita através do site, na página de detalhes da Disputa.

Sempre que a disputa for encerrada a favor do vendedor, o valor da compra será disponibilizado a ele.
Quando isto pode acontecer:

  • Se não for solicitada a moderação;
  • Se não forem dadas as respostas necessárias ao especialista do PagSeguro, dentro dos prazos informados a cada comunicação durante a moderação;
  • Quando o vendedor comprovar a entrega ou prestação do serviço.

Por isto, fique atento! Quando abrir uma disputa acompanhe cada passo de forma minuciosa, pois a ausência de resposta ou interação serão interpretados como solução alcançada entre consumidor e vendedor.

Lembre-se: Somente usuários cadastrados podem abrir uma Disputa.
Após encerrada, uma Disputa não poderá ser aberta novamente.