Guia de Integração

O que você vai encontrar aqui:

Esta opção permite que você direcione o comprador para realizar o pagamento no PagSeguro com pouca ou nenhuma necessidade de programação.

[fluxograma]

legenda

Botões de pagamento

A forma mais simples de usar o Pagamento via HTML é gerar botões de pagamento com as ferramentas disponíveis no site do PagSeguro. Basta preencher os dados solicitados, gerar o código do botão, copiar e colar no seu site ou blog.

Formulário HTML

Para quem tem mais conhecimentos de HTML e programação Web, outra opção é criar um formulário HTML que envia uma requisição para a página de pagamento do PagSeguro.

O exemplo abaixo mostra um formulário HTML que direciona o comprador para a página de pagamento. Note que você deve utilizar o protocolo HTTPS e o método POST.

É importante que você sempre valide os dados do pagamento como por exemplo endereço de entrega, valor pago e quantidade antes de enviar o seu produto ou liberar o seu serviço. Veja como funciona.


<form method="post" target="pagseguro"
action="https://pagseguro.uol.com.br/v2/checkout/payment.html">
		
		
		
		

		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		

		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		

		
		
		
		
		

		
		<input alt="Pague com PagSeguro" name="submit"  type="image"
src="https://p.simg.uol.com.br/out/pagseguro/i/botoes/pagamentos/120x53-pagar.gif"/>
		
</form>

O endereço da página de pagamento no PagSeguro, como mostrado no exemplo acima, é:

https://pagseguro.uol.com.br/v2/checkout/payment.html

Os parâmetros esperados pelo formulário de pagamento são listados na tabela abaixo.

Cada pagamento pode conter um ou mais itens. Cada item representa um produto ou qualquer outro bem que está sendo comprado. Os parâmetros associados a itens têm seu nome terminando em um número. Como mostra o exemplo acima, os parâmetros itemId1, itemDescription1, itemAmount1 e itemQuantity1 referem-se ao primeiro item do pagamento, enquanto que os parâmetros itemId2, itemDescription2, itemAmount2 e itemQuantity2 referem-se ao segundo item do pagamento.

A tabela abaixo lista todos os parâmetros disponíveis no Pagamento via HTML.

PARÂMETRO DESCRIÇÃO
receiverEmail

Especifica o e-mail que deve aparecer na tela de pagamento.

Presença: Obrigatória. Tipo: Texto. Formato: Um e-mail válido, com limite de 60 caracteres. O e-mail informado deve estar vinculado à conta PagSeguro que está realizando a chamada à API.

currency

Moeda utilizada.

Indica a moeda na qual o pagamento será feito. No momento, a única opção disponível é BRL (Real).

Presença: Obrigatória. Tipo: Texto. Formato: somente o valor BRL é aceito.

itemId1, itemId2, etc.

Identificadores dos itens.

Identificam os itens sendo pagos. Você pode escolher códigos que tenham significado para seu sistema e informá-los nestes parâmetros. O PagSeguro não realiza qualquer validação sobre esses identificadores, mas eles não podem se repetir em um mesmo pagamento.

Presença: Obrigatória. Tipo: Texto. Formato: Livre, com limite de 100 caracteres.

itemDescription1, itemDescription2, etc.

Descrições dos itens.

Descrevem os itens sendo pagos. A descrição é o texto que o PagSeguro mostra associado a cada item quando o comprador está finalizando o pagamento, portanto é importante que ela seja clara e explicativa.

Presença: Obrigatória. Tipo: Texto. Formato: Livre, com limite de 100 caracteres.

itemAmount1, itemAmount2, etc.

Valores unitários dos itens.

Representam os preços unitários de cada item sendo pago. Além de poder conter vários itens, o pagamento também pode conter várias unidades do mesmo item. Este parâmetro representa o valor de uma unidade do item, que será multiplicado pela quantidade do item para obter o valor total do item dentro do pagamento.

Presença: Obrigatória. Tipo: Texto. Formato: Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto (p.e., 1234.56), maior que 0.00 e menor ou igual a 9999999.00.

itemQuantity1, itemQuantity2, etc.

Quantidades dos itens.

Representam as quantidades de cada item sendo pago. Além de poder conter vários itens, o pagamento também pode conter várias unidades do mesmo item. Este parâmetro representa a quantidade de um item, que será multiplicado pelo valor unitário do item para obter o valor total do item dentro do pagamento.

Presença: Obrigatória. Tipo: Número. Formato: Um número inteiro maior ou igual a 1 e menor ou igual a 999.

itemShippingCost1, itemShippingCost2, etc.

Custos de frete dos itens.

Representam os custos de frete de cada item sendo pago. Caso este custo seja especificado, o PagSeguro irá assumi-lo como o custo do frete do item e não fará nenhum cálculo usando o peso do item.

Presença: Opcional. Tipo: Número. Formato: Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto (p.e., 1234.56), maior que 0.00 e menor ou igual a 9999999.00.

itemWeight1, itemWeight2, etc.

Pesos dos itens.

Correspondem ao peso (em gramas) de cada item sendo pago. O PagSeguro usa o peso do item para realizar o cálculo do custo de frete nos Correios, exceto se o custo de frete do item já for especificado diretamente. Veja mais sobre as regras de cálculo de frete.

Presença: Opcional. Tipo: Número. Formato: Um número inteiro correspondendo ao peso em gramas do item. A soma dos pesos de todos os produtos não pode ultrapassar 30000 gramas (30 kg).

reference

Código de referência.

Define um código para fazer referência ao pagamento. Este código fica associado à transação criada pelo pagamento e é útil para vincular as transações do PagSeguro às vendas registradas no seu sistema.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: Livre, com o limite de 200 caracteres.

senderEmail

E-mail do comprador.

Especifica o e-mail do comprador que está realizando o pagamento. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: um e-mail válido (p.e., usuario@site.com.br), com no máximo 60 caracteres.

senderName

Nome completo do comprador.

Especifica o nome completo do comprador que está realizando o pagamento. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: No mínimo duas sequências de caracteres, com o limite total de 50 caracteres.

senderAreaCode

DDD do comprador.

Especifica o código de área (DDD) do comprador que está realizando o pagamento. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Número. Formato: Um número de 2 dígitos correspondente a um DDD válido.

senderPhone

Número do telefone do comprador.

Especifica o número telefone do comprador que está realizando o pagamento. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Número. Formato: Um número de 7 a 8 dígitos.

shippingType

Tipo de frete.

Informa o tipo de frete a ser usado para o envio do produto. Esta informação é usada pelo PagSeguro para calcular, junto aos Correios, o valor do frete a partir do peso dos itens. Os seguintes valores são aceitos:

Tipo Significado
1 Encomenda normal (PAC).
2 SEDEX
3 Tipo de frete não especificado.

Presença: Opcional. Tipo: Número. Formato: Um número inteiro de acordo com a tabela acima.

shippingAddressCountry

País do endereço de envio.

Informa o país do endereço de envio do produto. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: No momento, apenas o valor BRA é permitido.

shippingAddressState

Estado do endereço de envio.

Informa o estado do endereço de envio do produto. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: Duas letras, representando a sigla do estado brasileiro correspondente.

shippingAddressCity

Cidade do endereço de envio.

Informa a cidade do endereço de envio do produto. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: Livre. Deve ser um nome válido de cidade do Brasil, com no mínimo 2 e no máximo 60 caracteres.

shippingAddressPostalCode

CEP do endereço de envio.

Informa o CEP do endereço de envio do produto. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Número. Formato: Um número de 8 dígitos.

shippingAddressDistrict

Bairro do endereço de envio.

Informa o bairro do endereço de envio do produto. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: Livre, com limite de 60 caracteres.

shippingAddressStreet

Nome da rua do endereço de envio.

Informa o nome da rua do endereço de envio do produto. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: Livre, com limite de 80 caracteres.

shippingAddressNumber

Número do endereço de envio.

Informa o número do endereço de envio do produto. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: Livre, com limite de 20 caracteres.

shippingAddressComplement

Complemento do endereço de envio.

Informa o complemento (bloco, apartamento, etc.) do endereço de envio do produto. Este campo é opcional e você pode enviá-lo caso já tenha capturado os dados do comprador em seu sistema e queira evitar que ele preencha esses dados novamente no PagSeguro.

Presença: Opcional. Tipo: Texto. Formato: Livre, com limite de 40 caracteres.

extraAmount

Valor extra.

Especifica um valor extra que deve ser adicionado ao valor total do pagamento. Esse valor pode representar uma taxa extra a ser cobrada no pagamento ou um desconto a ser concedido, caso o valor seja negativo.

Presença: Opcional. Tipo: Número. Formato: Decimal (positivo ou negativo), com duas casas decimais separadas por ponto (p.e., 1234.56 ou -1234.56), maior ou igual a -9999999.00 e menor ou igual a 9999999.00. Quando negativo, este valor não pode ser maior ou igual à soma dos valores dos produtos.

encoding

Encoding dos dados.

Especifica a codificação de caracteres usada nos parâmetros enviados.

Presença: Opcional. O default é ISO-8859-1. Tipo: Texto. Formato: Os valores aceitos são ISO-8859-1 e UTF-8.

Além dos parâmetros acima, o formulário HTML deve conter um botão de envio, como descrito abaixo.

PARÂMETRO DESCRIÇÃO
submit

A imagem do botão de submissão do formulário. Um conjunto de imagens está disponível na área de ferramentas do PagSeguro.

Presença: Obrigatória. Tipo: Imagem. Formato: Um endereço (URL) válido de uma imagem.

Tem alguma sugestão ou dúvida? desenvolvedores@pagseguro.com.br.