Guia de Integração

Finalização do pagamento

Você pode configurar o PagSeguro para que, ao final do pagamento, o comprador seja redirecionado para o seu site. Com isso, você pode, por exemplo, agradecê-lo pelo pagamento, disponibilizar mais informações sobre a compra e sobre o seu procedimento de entrega.

Existem algumas opções para redirecionar o comprador para seu site após o pagamento. Você pode configurar um endereço (URL) fixo para o redirecionamento, ou informar um endereço diferente a cada pagamento. Além disso, você pode optar por receber o código da transação na URL do redirecionamento.

Redirecionando o comprador para uma URL fixa

A forma mais simples de redirecionar o comprador para o seu site após a finalização do pagamento é configurar um endereço fixo na área de configurações do PagSeguro. Desta forma, você pode mostrar uma mensagem geral para todos os seus compradores.

[fluxograma]
[fluxograma]

Por exemplo, configurando a URL abaixo no PagSeguro é possível exibir uma mensagem padrão para todos os compradores que terminarem o fluxo de pagamento:

http://lojamodelo.com.br/conclusao.html

Redirecionando o comprador para uma URL dinâmica

Você pode informar uma URL de redirecionamento diferente a cada pagamento realizado. Esta opção leva a uma grande flexibilidade, pois permite que você mostre uma página específica para cada pagamento.

Para utilizar essa funcionalidade você deve configurar sua conta para aceitar somente requisições de pagamentos gerados via API.


[fluxograma]

Ao gerar uma requisição de pagamento utilizando a API de Pagamentos, especifique a URL de redirecionamento no parâmetro redirectURL.

<redirectURL> http://lojamodelo.com.br/notebook-prata-conclusao.html </redirectURL>

Recebendo o código da transação no redirecionamento

Esta configuração permite que você receba, na URL de redirecionamento, o código da transação que acaba de ser criada pelo pagamento. Isso pode ser bastante útil, pois permite que você obtenha dados sobre a nova transação enquanto o comprador ainda está interagindo com o fluxo de pagamento.


[fluxograma]

Com o código da transação, você pode consultar os dados da mesma no PagSeguro e mostrar uma mensagem bem específica para o comprador, indicando as opções de pagamento e frete que ele usou e dando uma estimativa dos prazos de entrega.

Segue abaixo um exemplo de URL de redirecionamento com código de transação. O método utilizado é GET.

http://lojamodelo.com.br/conclusao.html?transaction_id=E884542-81B3-4419-9A75-BCC6FB495EF1

Para habilitar essa funcionalidade, você deve acessar a área de configurações do PagSeguro. Ela também pode ser combinada com o redirecionamento para um endereço dinâmico, como neste exemplo (novamente, o método usado na requisição é GET):

http://lojamodelo.com.br/notebook-prata-conclusao.html
?transaction_id=E884542-81B3-4419-9A75-BCC6FB495EF1

Uma vez que você esteja recebendo os códigos de transação nos redirecionamentos para o seu site, você pode consultar o PagSeguro para obter as informações sobre as transações. Isso deve ser feito usando-se a Consulta de Transações por Código.

Tem alguma sugestão ou dúvida? desenvolvedores@pagseguro.com.br.