Guia de Integração

API de Notificações

Nova versão: a API de Notificações foi atualizada em 01/05/2014. Para realizar uma nova integração explorando todos os recursos disponíveis, visite a documentação da nova versão (v3).

Se você já está integrado com a v2, não se preocupe. Ela continuará sendo suportada pelo PagSeguro.

O que você vai encontrar aqui:

O PagSeguro oferece notificações de transações para permitir que você seja avisado automaticamente sempre que ocorrer uma mudança no status de alguma transação destinada a sua conta.

Receba todas as notificações de transações em um endereço de e-mail de sua preferência. Você também pode integrar sua loja com a API de Notificações, que envia os avisos diretamente para seu sistema e possibilita uma automação maior de seus processos de venda.

Notificações de transações

Esta API permite uma maior automação de seus processos de venda, pois possibilita uma integração direta com seu sistema. À medida que seu volume de transações aumenta, fica mais importante eliminar etapas manuais em seus processos, pois isso pode levar a demoras e perdas de vendas. Neste cenário, a integração com a API de notificações torna-se muito importante.

A figura abaixo ilustra o funcionamento da API de Notificações. Note que é o PagSeguro que inicia o processo de notificação ao enviar um código para seu sistema.

[fluxograma]

[legenda]

Configurando o recebimento de notificações

Para utilizar a API de Notificações você deve primeiramente informar o endereço (URL) do seu sistema para o qual o PagSeguro enviará os códigos de notificação. Isso pode ser feito na página de configurações do PagSeguro.

Por exemplo, para uma loja hospedada em http://lojamodelo.com.br, um endereço que poderia ser configurado para o envio de notificações é http://lojamodelo.com.br/notificacao.

Recebendo uma notificação de transação

Uma vez configurado o endereço para onde o PagSeguro irá enviar notificações, o próximo passo é preparar seu sistema para receber, nesse endereço, um código de notificação.

O PagSeguro envia as notificações para a URL que você configurou usando o protocolo HTTP, pelo método POST.

Veja abaixo um exemplo de notificação enviada pelo PagSeguro (as linhas foram quebradas para facilitar a leitura):

POST http://lojamodelo.com.br/notificacao HTTP/1.1
Host:pagseguro.uol.com.br
Content-Length:85
Content-Type:application/x-www-form-urlencoded
notificationCode=766B9C-AD4B044B04DA-77742F5FA653-E1AB24
notificationType=transaction

A tabela abaixo descreve os parâmetros enviados na notificação.

PARÂMETRO DESCRIÇÃO
notificationCode

O código que identifica a notificação. Este código deve ser usado para consultar a notificação e obter os dados da transação associada. Note que o código que identifica a notificação não é o mesmo que o código que identifica a transação.

Tipo: Texto.
Formato: Uma sequência de 39 caracteres.

notificationType

O tipo da notificação enviada. No momento, apenas notificações de transação são enviadas.

Tipo: Texto.
Formato: No momento, apenas o valor transaction é enviado.

Note que a notificação não possui nenhuma informação sobre a transação. Portanto, assim que seu sistema recebe uma notificação, ele deve consulta-la para obter os dados da transação, como descrito adiante.

Enquanto seu sistema não consultar uma notificação enviada, o PagSeguro irá envia-la novamente a cada 2 horas, até um máximo de 5 tentativas. Se seu sistema ficou indisponível por um período maior que este e não recebeu nenhum dos envios da notificação, ainda assim é possível obter os dados de suas transações usando a Consulta de Transações por Intervalo de Datas. É uma boa prática realizar uma consulta periódica a esta API para conciliar o seu sistema com o PagSeguro, isto é, garantir que todas as transações recebidas por você no PagSeguro foram identificadas pelo seu sistema.

Consultando uma notificação de transação

Para consultar uma notificação de transação, você deve fazer uma requisição à API de Consulta de Notificações, informando o código da notificação. A figura abaixo ilustra uma chamada à essa API, que utiliza o protocolo HTTP e o método GET (as linhas foram quebradas para facilitar a leitura).

https://ws.pagseguro.uol.com.br/v2/transactions/notifications
/766B9C-AD4B044B04DA-77742F5FA653-E1AB24
?email=suporte@lojamodelo.com.br
&token=95112EE828D94278BD394E91C4388F20

Abaixo são descritos os parâmetros usados na consulta a uma notificação.

PARÂMETRO DESCRIÇÃO
Código da Notificação (após notifications/)

Código identificador da notificação.

Informa o código da notificação que você quer consultar. O código deve ser informado no caminho da URL. Você deve usar o código que recebeu pelo parâmetro notificationCode no envio da notificação.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Texto.
Formato: Uma sequência de 39 caracteres.

email

E-mail da conta que chama a API.

Especifica o e-mail associado à conta PagSeguro que está realizando a chamada à APi.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Texto.
Formato: um e-mail válido (p.e., usuario@site.com.br), com no máximo 60 caracteres.

token

Token da conta que chama a API.

Informa o token correspondente à conta PagSeguro que está realizando a chamada a API. Para criar um token para sua conta PagSeguro, acesse a página de configurações de pagamentos.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Texto.
Formato: uma sequência de 32 caracteres.

A resposta da consulta a uma notificação é dada em formato XML, como no exemplo abaixo.

	
	
		2011-02-10T16:13:41.000-03:00
		9E884542-81B3-4419-9A75-BCC6FB495EF1
		REF1234
		1
		3
		2011-02-15T17:39:14.000-03:00
		
			1
			101
		
		49900.00
		0.00
		0.00
		49900.00
		0.00
		1
		2
		
			
				0001
				Notebook Prata
				1
				24300.00
			
			
				0002
				Notebook Rosa
				1
				25600.00
			
		
		
			José Comprador
			comprador@uol.com.br
			
				11
				56273440
			
		
		
			
Av. Brig. Faria Lima 1384 5o andar Jardim Paulistano 01452002 Sao Paulo SP BRA
1 21.69

Abaixo são descritos os campos do XML de resposta da consulta a uma notificação de transação.

CAMPO DESCRIÇÃO
<transaction>

Este campo é a raiz do XML e engloba os dados da transação.

<transaction>
<date>

Data da criação da transação.

Informa o momento em que a transação foi criada.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Data/hora.
Formato: YYYY-MM-DDThh:mm:ss.sTZD, o formato oficial do W3C para datas. Veja mais sobre formatação de datas.

<transaction>
<code>

Código identificador da transação

Retorna o código que identifica a transação de forma única.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Texto.
Formato: Uma sequência de 36 caracteres.

<transaction>
<reference>

Código de referência da transação.

Informa o código que foi usado para fazer referência ao pagamento. Este código foi fornecido no momento do pagamento e é útil para vincular as transações do PagSeguro às vendas registradas no seu sistema.

Presença: Opcional.
Tipo: Texto.
Formato: Livre, com o limite de 200 caracteres.

<transaction>
<type>

Tipo da transação.

Representa o tipo da transação recebida. Os valores mais comuns para este campo e seus respectivos resultados são descritos abaixo.

Código Significado
1 Pagamento: a transação foi criada por um comprador fazendo um pagamento. Este é o tipo mais comum de transação que você irá receber.

Outros tipos menos comuns de transações foram omitidos. Note que novos tipos podem ser adicionados em versões futuras do serviço.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Inteiro.

<transaction>
<status>

Status da transação.

Informa o código representando o status da transação, permitindo que você decida se deve liberar ou não os produtos ou serviços adquiridos. Os valores possíveis estão descritos no diagrama de status de transações e são apresentados juntamente com seus respectivos códigos na tabela abaixo.

Código Significado
1 Aguardando pagamento: o comprador iniciou a transação, mas até o momento o PagSeguro não recebeu nenhuma informação sobre o pagamento.
2 Em análise: o comprador optou por pagar com um cartão de crédito e o PagSeguro está analisando o risco da transação.
3 Paga: a transação foi paga pelo comprador e o PagSeguro já recebeu uma confirmação da instituição financeira responsável pelo processamento.
4 Disponível: a transação foi paga e chegou ao final de seu prazo de liberação sem ter sido retornada e sem que haja nenhuma disputa aberta.
5 Em disputa: o comprador, dentro do prazo de liberação da transação, abriu uma disputa.
6 Devolvida: o valor da transação foi devolvido para o comprador.
7 Cancelada: a transação foi cancelada sem ter sido finalizada.

Outros status menos relevantes foram omitidos. Em resumo, você deve considerar transações nos status de Paga para liberação de produtos ou serviços.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Inteiro.

<transaction>
<cancellationSource>

Origem do cancelamento.

Informa a origem do cancelamento da transação: pelas instituições financeiras (Banco Emissor ou Operadora do Cartão) ou pelo PagSeguro.

Valor Significado
INTERNAL PagSeguro
EXTERNAL Instituições Financeiras

Presença: Opcional (somente quando transactionStatus igual a 7).
Tipo: Texto.
Formato: Valores possíveis INTERNAL ou EXTERNAL.

<transaction>
<lastEventDate>

Data do último evento.

Informa o momento em que ocorreu a última alteração no status da transação.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Data/hora.
Formato: YYYY-MM-DDThh:mm:ss.sTZD, o formato oficial do W3C para datas. Veja mais sobre formatação de datas.

<transaction>
<paymentMethod>

Dados do meio de pagamento usado pelo comprador.

<transaction>
<paymentMethod>
<type>

Tipo do meio de pagamento.

Informa o tipo do meio de pagamento usado pelo comprador. Este tipo agrupa diversos meios de pagamento e determina de forma geral o comportamento da transação. A tabela abaixo descreve os valores disponíveis e seus significados.

Código Significado
1 Cartão de crédito: O comprador pagou pela transação com um cartão de crédito. Neste caso, o pagamento é processado imediatamente ou no máximo em algumas horas, dependendo da sua classificação de risco.
2 Boleto: O comprador optou por pagar com um boleto bancário. Ele terá que imprimir o boleto e pagá-lo na rede bancária. Este tipo de pagamento é confirmado em geral de um a dois dias após o pagamento do boleto. O prazo de vencimento do boleto é de 3 dias.
3 Débito online (TEF): O comprador optou por pagar com débito online de algum dos bancos com os quais o PagSeguro está integrado. O PagSeguro irá abrir uma nova janela com o Internet Banking do banco escolhido, onde o comprador irá efetuar o pagamento. Este tipo de pagamento é confirmado normalmente em algumas horas.
4 Saldo PagSeguro: O comprador possuía saldo suficiente na sua conta PagSeguro e pagou integralmente pela transação usando seu saldo.
5 Oi Paggo *: o comprador paga a transação através de seu celular Oi. A confirmação do pagamento acontece em até duas horas.
7 Depósito em conta: o comprador optou por fazer um depósito na conta corrente do PagSeguro. Ele precisará ir até uma agência bancária, fazer o depósito, guardar o comprovante e retornar ao PagSeguro para informar os dados do pagamento. A transação será confirmada somente após a finalização deste processo, que pode levar de 2 a 13 dias úteis.
* Os tipos marcados não estão disponíveis para utilização.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Inteiro.

<transaction>
<paymentMethod>
<code>

Código identificador do meio de pagamento

Informa um código que identifica o meio de pagamento usado pelo comprador. O meio de pagamento descreve a bandeira de cartão de crédito utilizada ou banco escolhido para um débito online. A tabela abaixo descreve os possíveis valores e seus significados.

Código Significado
101 Cartão de crédito Visa.
102 Cartão de crédito MasterCard.
103 Cartão de crédito American Express.
104 Cartão de crédito Diners.
105 Cartão de crédito Hipercard.
106 Cartão de crédito Aura.
107 Cartão de crédito Elo.
108 Cartão de crédito PLENOCard. *
109 Cartão de crédito PersonalCard.
110 Cartão de crédito JCB.
111 Cartão de crédito Discover.
112 Cartão de crédito BrasilCard.
113 Cartão de crédito FORTBRASIL.
114 Cartão de crédito CARDBAN. *
115 Cartão de crédito VALECARD.
116 Cartão de crédito Cabal.
117 Cartão de crédito Mais!.
118 Cartão de crédito Avista.
119 Cartão de crédito GRANDCARD.
120 Cartão de crédito Sorocred.
201 Boleto Bradesco. *
202 Boleto Santander.
301 Débito online Bradesco.
302 Débito online Itaú.
303 Débito online Unibanco. *
304 Débito online Banco do Brasil.
305 Débito online Banco Real. *
306 Débito online Banrisul.
307 Débito online HSBC.
401 Saldo PagSeguro.
501 Oi Paggo. *
701 Depósito em conta - Banco do Brasil
702 Depósito em conta - HSBC
* Os meios de pagamento marcados não estão disponíveis para utilização.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Inteiro.

<transaction>
<grossAmount>

Valor bruto da transação.

Informa o valor bruto da transação, calculado pela soma dos preços de todos os itens presentes no pagamento.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto ("."). Por exemplo, 1234.56.

<transaction>
<discountAmount>

Valor do desconto dado.

Informa o valor do desconto dado a compradores que optaram por pagar com débito online ou boleto. Este desconto aplica-se quando você opta por incluir no preço dos produtos o custo do parcelamento de pagamentos com cartão de crédito. O desconto é dado para não onerar os compradores que optaram por meios à vista.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto ("."). Por exemplo, 1234.56.

<transaction>
<feeAmount>

Valor total das taxas cobradas.

Informa o valor total das taxas cobradas pelo PagSeguro nesta transação.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto ("."). Por exemplo, 1234.56.

<transaction>
<netAmount>

Valor líquido da transação.

Informa o valor líquido da transação, que corresponde ao valor bruto, menos o valor das taxas. Caso presente, o valor de extraAmount (que pode ser positivo ou negativo) também é considerado no cálculo.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto ("."). Por exemplo, 1234.56.

<transaction>
<escrowEndDate>

Data de crédito.

Data em que o valor da transação estará disponível na conta do vendedor.

Presença: Presente apenas quando o status da transação for um dos seguintes valores: Paga (3), Disponível (4), Em disputa (5) ou Devolvida (6).
Tipo: Data/hora.
Formato: YYYY-MM-DDThh:mm:ss.sTZD, o formato oficial do W3C para datas. Veja mais sobre formatação de datas.

<transaction>
<extraAmount>

Valor extra.

Informa um valor extra que foi somado ou subtraído do valor pago pelo comprador. Este valor é especificado por você no pagamento e pode representar um valor que você quer cobrar separadamente do comprador ou um desconto que quer dar a ele.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto ("."). Por exemplo, 1234.56 ou -1234.56.

<transaction>
<installmentCount>

Número de parcelas.

Indica o número de parcelas que o comprador escolheu no pagamento com cartão de crédito.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Inteiro.

<transaction>
<itemCount>

Número de itens da transação.

Aponta o número de itens contidos nesta transação.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Inteiro.

<transaction>
<items>

Lista de itens contidos na transação. O número de itens sob este elemento corresponde ao valor de itemCount.

<transaction>
<items>
<item>

Representa um item da transação.

<transaction>
<items>
<item>
<id>

Identificador do item.

Identifica o item da transação. Este identificador deve ser único por transação e é informado por você no fluxo de pagamento.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Texto.
Formato: Livre.

<transaction>
<items>
<item>
<description>

Descrição do item.

Descreve o item da transação. A descrição é um texto explicativo do item que você especifica no fluxo de pagamento.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Texto.
Formato: Livre.

<transaction>
<items>
<item>
<amount>

Valor unitário do item.

Informa o preço unitário do item da transação. Este é o valor que foi especificado no fluxo de pagamento.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto (p.e., 1234.56).

<transaction>
<items>
<item>
<quantity>

Quantidade do item.

Informa a quantidade do item da transação. Está é a quantidade que foi especificada no fluxo de pagamento.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Um número inteiro maior ou igual a 1 e menor ou igual a 999.

<transaction>
<sender>

Dados do comprador.

<transaction>
<sender>
<email>

E-mail do comprador.

Informa o e-mail do comprador que realizou a transação.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Texto.
Formato: um e-mail válido (p.e., usuario@site.com.br), com no máximo 60 caracteres.

<transaction>
<sender>
<name>

Nome completo do comprador.

Informa o nome completo do comprador que realizou o pagamento.

Presença: Opcional.
Tipo: Texto.
Formato: No mínimo duas sequências de caracteres, com o limite total de 50 caracteres.

<transaction>
<sender>
<phone>

Dados do telefone do comprador.

<transaction>
<sender>
<phone>
<areaCode>

DDD do comprador.

Informa o código de área (DDD) do comprador que realizou o pagamento.

Presença: Opcional.
Tipo: Número.
Formato: Um número de 2 dígitos correspondente a um DDD válido.

<transaction>
<sender>
<phone>
<number>

Número de telefone do comprador.

Informa o número do telefone do comprador que realizou o pagamento.

Presença: Opcional.
Tipo: Número.
Formato: Um número de 7 a 9 dígitos.

<transaction>
<shipping>

Dados do frete.

<transaction>
<shipping>
<type>

Tipo de frete.

Informa o tipo de frete a ser usado para o envio do produto. A tabela abaixo informa os valores possíveis e seus significados.

Código Significado
1 Encomenda normal (PAC).
2 SEDEX.
3 Tipo de frete não especificado.

Presença: Obrigatória.
Tipo: Número.
Formato: Inteiro.

<transaction>
<shipping>
<cost>

Custo total do frete.

Informa o custo total do frete, a partir das opções de frete informadas no fluxo de pagamento.

Presença: Opcional.
Tipo: Número.
Formato: Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto (p.e., 1234.56).

<transaction>
<shipping>
<address>

Dados do endereço de envio.

<transaction>
<shipping>
<address>
<country>

País do endereço de envio.

Informa o país do endereço de envio do produto.

Presença: Opcional.
Tipo: Texto.
Formato: No momento, apenas o valor BRA é permitido.

<transaction>
<shipping>
<address>
<state>

Estado do endereço de envio.

Informa o estado do endereço de envio do produto.

Presença: Opcional.
Tipo: Texto.
Formato: Duas letras, representando a sigla do estado brasileiro correspondente.

<transaction>
<shipping>
<address>
<city>

Cidade do endereço de envio.

Informa a cidade do endereço de envio do produto.

Presença: Opcional.
Tipo: Texto.
Formato: Livre. Deve ser um nome válido de cidade do Brasil, de acordo com os dados dos Correios.

<transaction>
<shipping>
<address>
<postalCode>

CEP do endereço de envio.

Informa o CEP do endereço de envio do produto.

Presença: Opcional.
Tipo: Número.
Formato: Um número de 8 dígitos.

<transaction>
<shipping>
<address>
<district>

Bairro do endereço de envio.

Informa o bairro do endereço de envio do produto.

Presença: Opcional.
Tipo: Texto.
Formato: Livre.

<transaction>
<shipping>
<address>
<street>

Nome da rua do endereço de envio.

Informa o nome da rua do endereço de envio do produto.

Presença: Opcional.
Tipo: Texto.
Formato: Livre.

<transaction>
<shipping>
<address>
<number>

Número do endereço de envio.

Informa o número do endereço de envio do produto.

Presença: Opcional.
Tipo: Texto.
Formato: Livre.

<transaction>
<shipping>
<address>
<complement>

Complemento do endereço de envio.

Informa o complemento (bloco, apartamento, etc.) do endereço de envio do produto.

Presença: Opcional.
Tipo: Texto.
Formato: Livre.

Status da transação

O status da transação indica o estágio atual da transação e determina que ações você deve tomar em relação a ela. Por exemplo, o status pode indicar que a transação está paga, o que significa que você pode liberar o produto para o comprador. Por outro lado, se o status indica que a transação ainda está em análise, ela ainda não foi aprovada e pode ser cancelada.

Vale lembrar que algumas transações passam por diferentes status em um período de tempo muito curto. Por exemplo, transações de cartão de crédito, que podem passar pelo status "aguardando pagamento" e "paga" praticamente no mesmo instante. Em situações com essa, uma única notificação é enviada ao seu sistema.

A figura abaixo mostra uma máquina de estados que descreve os status de transação do PagSeguro e as possíveis transições entre eles.

[fluxograma]

STATUS DESCRIÇÃO
Aguardando pagamento

O comprador iniciou a transação, mas até o momento o PagSeguro não recebeu nenhuma informação sobre o pagamento.

Quando a resposta da instituição financeira é muito rápida, omitimos esta notificação.

Transições:

  • Para Paga: Quando a operação é confirmada pela instituição financeira.
  • Para Em análise: Quando a operação entra em uma fila para que sejam feitas análises adicionais pela equipe do PagSeguro.
  • Para Cancelada: Quando a operação é negada pela instituição financeira ou quando o PagSeguro não recebe uma confirmação após um intervalo de tempo.
Em análise

O comprador optou por pagar com um cartão de crédito e o PagSeguro está analisando o risco da transação.

Transições:

  • Para Paga: Quando tanto o PagSeguro quanto a operadora de cartões de crédito aprovam a transação.
  • Para Cancelada: Quando ou o PagSeguro ou a operadora de cartões de crédito negam a transação.
Paga

A transação foi paga pelo comprador e o PagSeguro já recebeu uma confirmação da instituição financeira responsável pelo processamento.

Quando uma transação tem seu status alterado para Paga, isso significa que você já pode liberar o produto vendido ou prestar o serviço contratado. Porém, note que o valor da transação pode ainda não estar disponível para retirada de sua conta, pois o PagSeguro pode esperar o fim do prazo de liberação da transação

Transições:

  • Para Em disputa: Quando o comprador, dentro do prazo de liberação da transação, indicar que não recebeu o produto ou serviço adquirido, ou que o mesmo foi entregue com problemas. Este processo é chamado de disputa e é mediado pela equipe do PagSeguro. Para saber mais, veja a página de explicação sobre disputas.
  • Para Devolvida: Quando você entrar em acordo com o comprador para devolver o valor da transação, pois não possui mais o produto em estoque ou não pode mais prestar o serviço contratado.
  • Para Disponível: Quando a transação chega ao final de seu prazo de liberação sem ter sido retornada e não há nenhuma disputa aberta.
Disponível

A transação foi paga e chegou ao final de seu prazo de liberação sem ter sido retornada e sem que haja nenhuma disputa aberta.

Este status indica que o valor da transação está disponível para saque.

Transições:

  • Para Devolvida: Quando você entrar em acordo com o comprador para devolver o valor da transação, pois não possui mais o produto em estoque ou não pode mais prestar o serviço contratado.
  • Para Em disputa: Quando o comprador indicar que não recebeu o produto ou serviço adquirido, ou que o mesmo foi entregue com problemas. Este processo é chamado de disputa e é mediado pela equipe do PagSeguro. Para saber mais, veja a página de explicação sobre disputas. Uma transação pode entrar em disputa, mesmo após a finalização do prazo de liberação do pagamento.
Em disputa

O comprador, dentro do prazo de liberação da transação, abriu uma disputa.

A disputa é um processo iniciado pelo comprador para indicar que não recebeu o produto ou serviço adquirido, ou que o mesmo foi entregue com problemas. Este é um mecanismo de segurança oferecido pelo PagSeguro. A equipe do PagSeguro é responsável por mediar a resolução de todas as disputas, quando solicitado pelo comprador. Para mais informações, veja a página de explicação sobre disputas.

Transições:

  • Para Disponível: Quando a disputa é resolvida em favor do vendedor, indicando que o produto ou serviço foi efetivamente entregue corretamente.
  • Para Devolvida: Quando a disputa é resolvida em favor do comprador, indicando que o produto não foi entregue ou foi entregue fora das especificações e deve ser devolvido.
  • Para Paga: Quando a disputa é resolvida em favor do vendedor, porém antes da finalização do prazo de liberação do pagamento.
Devolvida

O valor da transação foi devolvido para o comprador.

Se você não possui mais o produto vendido em estoque, ou não pode por alguma razão prestar o serviço contratado, você pode devolver o valor da transação para o comprador. Esta também é a ação tomada quando uma disputa é resolvida em favor do comprador. Transações neste status não afetam o seu saldo no PagSeguro, pois não são nem um crédito e nem um débito.

Transições:

Nenhuma.

Cancelada

A transação foi cancelada sem ter sido finalizada

Quando o comprador opta por pagar com débito online ou boleto bancário e não finaliza o pagamento, a transação assume este status. Isso também ocorre quando o comprador escolhe pagar com um cartão de crédito e o pagamento não é aprovado pelo PagSeguro ou pela operadora.

Transições:

Nenhuma.

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