Pagamento online: conheça os tipos de fraudes mais comuns e saiba como se proteger

Resumo do texto

  • Saiba como manter sua loja protegida contra fraudes de pagamentos;
  • Conheça os tipos de golpes mais comuns e saiba como se proteger;
  • Veja como o PagBank protege seus dados pessoais.

 

Golpes estão presentes fora da internet e no mundo virtual também. Com os pagamentos online novos tipos de fraudes surgiram, prejudicando clientes e lojas. Geralmente eles são aplicados para roubar dados pessoais e de cartões.

A prevenção contra essas ações é importante para evitar prejuízos financeiros e também problemas com a reputação de uma loja. Por isso, saiba como proteger sua loja de golpes na internet!

Pagamento online conheça os tipos de fraudes

Veja como se proteger de fraudes com pagamentos online

Dê atenção às compras de valor muito alto

Fique de olho em compras com um alto na sua loja online  e confirme o pedido entrando em contato com o cliente. Apesar desta atitude tornar o processo de venda mais longo, ela vai te ajudar a evitar golpes na internet.

Identifique comportamentos suspeitos

Se um cliente já se cadastrou na sua loja é possível verificar o histórico de compras, valor médio que costuma gastar ou tipos de produtos que ele gosta. Qualquer coisa que fuja deste padrão pode ser considerada suspeita. 

Tenha um processo de checkout com informações claras

Os processos de pagamento não podem ser confusos ou muito longos, além disso, um checkout intuitivo com pedidos de informações claras evita o abandono do carrinho.

Certifique-se de pedir dados como nome completo, endereço, CPF e deixe claro que o motivo dessas solicitações garante a segurança do cliente e da loja.

Use uma ferramenta de pagamentos com sistemas antifraude

Esses sistemas são tecnologias que têm como objetivo encontrar ameaças, prevenindo a empresa de ataques e golpes na internet. O processo interrompe a ação suspeita antes que o pagamento online seja feito.

Vale a pena conhecer o sistema de Checkout, com diferentes opções para que você ofereça a melhor experiência aos seus clientes de forma segura.

O PagBank foi testado e aprovado pelo PCI. O PCI é um “Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento”. Esta certificação é usada no mundo inteiro e dá às empresas total segurança no uso e armazenagem de dados.

Isso significa que os clientes terão maior privacidade e suas informações estarão protegidas, evitando golpes na internet. O PagBank atende todos os requisitos de segurança exigidos pelo PCI, veja quais são as ações:

  • possui um programa de gerenciamento de vulnerabilidades, monitorando sites suspensos e novas ameaças;
  • monitoramento e teste redes de forma rigorosa, para detectar falhas e fraudes;
  • mantém uma política de segurança de informações.

Que tipo de fraude meu negócio pode enfrentar?

Quem trabalha com e-commerce precisa conhecer os principais tipos de fraudes online. Confira os mais comuns para você ficar de olho e se proteger!

Phishing

Neste tipo de fraude o golpista se passa por uma pessoa, empresa ou site popular e faz com que usuários compartilhem informações pessoais, como senhas e informações do cartão de crédito.

Eles também entram em contato com clientes e tentam fazer vendas onde as cobranças são através de golpes no Pix ou boletos fraudulentos.

Como se proteger?

É preciso ter cuidado redobrado ao responder mensagens. Não compartilhe nenhuma informação importante sobre você ou sua vida financeira. Verifique se o site em que está comprando é confiável e sempre pesquise na internet a reputação da empresa antes de realizar a compra.

Gerador de números falsos

Os golpistas utilizam ferramentas modernas capazes de gerar diferentes combinações de números de cartões de crédito. Nessas milhares de tentativas eles conseguem achar uma combinação válida e então realizar compras.

Como se proteger?

A validação de identidade no momento do checkout é muito importante para impedir este tipo de golpe. Muitas vezes os indivíduos que fazem esse tipo de fraude não possuem os dados deste cartão que está ativo, apenas o número.

Ao pedir o número do CPF do proprietário do cartão, as chances  do golpista finalizar a compra são praticamente anuladas.

Golpe do delivery

Neste caso, o entregador, ao fazer a cobrança do pedido, apresenta uma maquininha com o visor danificado e coloca um valor acima do que foi cobrado pelo estabelecimento, justamente por não ser possível visualizar a tela. Com isso, o cliente acaba pagando mais do que deveria.

Como se proteger?

O cliente nunca deve aceitar cobranças em maquininhas onde não é possível enxergar o valor cobrado. O ideal é optar pelo pagamento online e não no momento da entrega. 

Venda com segurança utilizando o Link de Pagamento

Quer fazer cobranças mais seguras, falando diretamente com os seus clientes e evitando golpes na internet? Com o Link de Pagamento você pode vender online com segurança sem precisar de uma loja virtual, muito menos uma maquininha de cartão. Você faz a cobrança diretamente do cliente através das redes sociais, como Instagram e WhatsApp!

O PagBank também possui um manual com dicas de segurança online e como identificar golpes online.