O que são os 4 Ps do marketing e como essa estratégia pode ajudar sua loja virtual?

Resumo do texto

  • O que significa os 4 Ps do marketing?
  • Aprenda a implementar os 4 Ps em sua loja virtual;
  • Veja um exemplo prático dos 4Ps do marketing.

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O marketing é fundamental para qualquer empresa, e no e-commerce não é diferente. Um dos conceitos mais famosos da área são os 4 Ps (preço, praça, produto e promoção), que apresentam elementos essenciais para promover um negócio.

Esses pilares podem ser usados em grandes e pequenas empresas para a divulgação de produtos ou serviços e na construção da autoridade de marca.

Descubra o que significa os 4 Ps do marketing e aprenda a aplicá-los de forma prática em sua loja online.

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O que são os 4 Ps do marketing?

Os 4Ps significam produto, preço, praça e promoção e são os pilares básicos de qualquer estratégia de marketing.

O conceito, também conhecido como Mix de Marketing, foi apresentado pela primeira vez em 1960 por Jerome McCarthy e popularizado por Philip Kotler, em 1967.

Produto

O que uma empresa oferece para satisfazer a necessidade do seu público-alvo é chamado de produto. Pode ser uma peça de vestuário, um veículo, uma ferramenta digital ou um serviço, dependendo do tipo de negócio.

As decisões envolvendo este pilar incluem:

  • Atributos e funcionalidades;
  • Detalhes físicos, como tamanho e cor;
  • Nível de qualidade;
  • Design, incluindo a embalagem;
  • Gama de ofertas;
  • Identidade da marca;
  • Suporte ao cliente;
  • Garantia, etc.

No comércio online, é possível vender uma grande variedade de itens sem depender de um grande estoque. Com isso, fica mais fácil atender tanto às necessidades dos clientes, quanto ajustar seu catálogo para demandas específicas, sazonais e momentâneas.

Preço

Em um mercado tão disputado quanto o online, o preço e as formas de pagamento influenciam bastante na decisão de compra. Por isso é fundamental manter o preço do produto equilibrado. Se for muito baixo, pode parecer de qualidade duvidosa e reduzir sua margem de lucro. Se for muito alto, pode afastar os clientes.

Quatro pontos devem ser analisados para determinar esse valor:

  • Qual o custo do item para a loja?
  • Existe demanda para ele?
  • Como a concorrência trabalha?
  • Qual é o preço praticado pela empresa líder do setor?

Praça

A praça é o lugar onde o produto é disponibilizado e vendido. Pode ser no site, Instagram, marketplace, entre outras possibilidades.

A plataforma ideal é aquela onde o seu público está. Então, para definir a praça corretamente, é preciso pensar nas seguintes questões:

  • Custo de desenvolvimento e manutenção;
  • Facilidade de acesso e usabilidade;
  • Onde o seu público mais compra na internet;
  • Onde os concorrentes vendem.

Promoção

A promoção se refere à comunicação entre o lojista e o consumidor e as ações de divulgação do produto/serviço e marca. Isso envolve tanto os canais usados para promover o negócio quanto o conteúdo que será divulgado.

O ambiente digital possibilita o uso de diversas plataformas e estratégias, mas para que sua mensagem chegue até as pessoas certas é preciso definir as suas personas.

A partir delas, você descobre quais recursos serão mais eficientes. Normalmente, as ferramentas são:

  • Ações promocionais de vendas;
  • Relações públicas;
  • Inbound marketing;
  • Redes sociais;
  • Influenciadores.

Os 4Ps do Marketing

A importância dos 4 Ps para o marketing digital

Os 4 Ps são vitais para desenvolver uma estratégia de marketing eficaz. Eles formam a base para que a sua marca possa estabelecer uma presença no mercado, se diferenciar da concorrência e atrair e reter clientes.

Além disso, os 4Ps também servem como uma balança para o equilíbrio da empresa, pois a melhoria em um dos pilares impacta positivamente os outros. Por exemplo, disponibilizar a solução no lugar (praça) certo, facilita as ações de promoção, já que você estará presente onde seu público também está.

Como implementar os 4 Ps em sua loja virtual?

Primeiro, é importante lembrar que estamos falando de uma estratégia voltada para a aquisição e fidelização do cliente. Pensando nisso, aqui estão algumas etapas para adotar no seu e-commerce:

Entenda seu público-alvo

Conhecer as necessidades e preferências dos consumidores ajuda na promoção dos produtos e na adaptação da própria solução. Isso é feito por meio de pesquisas de mercado, análise de dados e até interação direta com os clientes.

Defina metas claras

Com as informações sobre os clientes, elabore metas e objetivos diretos e realistas para orientar as estratégias. Pode ser algo como: aumentar o número de visitas no site da loja, crescer a quantidade de clientes que retornam, aumentar as conversões, etc.

Conduza uma pesquisa de mercado

Além de ajudar a conhecer o público, a pesquisa de mercado também serve para entender a concorrência, identificar oportunidades e avaliar as tendências do setor.

Seja criativo em suas ações

Dê asas à criatividade para destacar a sua marca. Aproveite as redes sociais para fazer algo divertido ou compartilhar dicas úteis.

Se posicione frente à concorrência

O que destaca seu negócio da concorrência? Identificando sua proposta de valor e comunicando de forma eficiente os benefícios da sua solução, é possível determinar o diferencial do seu negócio e se colocar à frente dos concorrentes.

Defina um plano de marketing

Considerando os quatro pilares, faça um planejamento de marketing que contemple prazos, metas, estratégias e os responsáveis por cada etapa. Com essa organização, fica mais fácil alcançar os objetivos do negócio.

Exemplo de 4 Ps do marketing

Para que você entenda bem como esses pilares funcionam, vamos a um exemplo mais prático. A loja virtual Bem Vestida tem como público-alvo mulheres entre 18 e 30 anos, que buscam moda atual e acessível.

  • Produto: roupas femininas modernas e acessórios de qualidade, que seguem as últimas tendências da moda;
  • Preço: a estratégia da loja é entregar boas peças por preços competitivos, pois as clientes esperam encontrar itens diferentes e com valores acessíveis;
  • Praça: como muitas consumidoras utilizam o Instagram, a loja tem um perfil na rede para apresentar os produtos e direcionar as compradoras para o site. Lá, são oferecidas diferentes opções de pagamento e entrega rápida com rastreamento de pedidos;
  • Promoção: utiliza anúncios nas mídias sociais para alcançar o público-alvo e fornece dicas de moda e inspiração no perfil. Também faz parcerias com influenciadores desse nicho para divulgar seus itens.

8 Ps do marketing: a evolução das estratégias digitais

Ao longo do tempo, os 4Ps foram sendo complementados com outros elementos para abranger mais situações. Com isso, surgiram novas variáveis do conceito, incluindo os 8 Ps do marketing.

Além de preço, produto, praça e promoção, essa proposta também inclui:

  • Processo: se refere à produção. Também influencia no preço, pois pode aumentar ou reduzir o custo final do item;
  • Pessoas: engloba todos os que estão envolvidos com o produto, desde a produção até a venda. Inclui colaboradores, fornecedores e parceiros;
  • Posicionamento: é como a empresa interage com o mercado em que a solução é vendida e como deseja ser conhecida pelos clientes;
  • Produtividade: diz respeito ao quanto a equipe é produtiva e a relação com a qualidade que a marca tem a oferecer.

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