Ter um negócio próspero é o sonho de muitos, mas, infelizmente, não é todo mundo que conquista um bom lugar ao sol nessa jornada. A verdade é que muitas empresas fecham com menos de 1 ano de atividade e um dos principais motivos que levam isso acontecer é a falta de planejamento – ou planejamento mal feito e fora da realidade situacional.

Isso não é dito para te desanimar, muito pelo contrário! Quanto antes você conhecer e entender as causas que levam um negócio à falência, mais preparado você estará para livrar o seu negócio do fracasso. Independente do seu ramo de atuação, as premissas para ter um empreendimento de sucesso são as mesmas. Isso vale para todos – desde quem tem um negócio informal (como venda de marmitas congeladas), paralelo (quando uma pessoa trabalha numa empresa e vende bolos de pote, bijuterias ou roupas para os colegas de trabalho – Alô galera do brigadeiro!) ou grandes empresas, com mais de 3.000 funcionários.

Segundo o SEBRAE, 50% dos micro empresários do Brasil não sabem dizer exatamente se estão no lucro ou prejuízo. Já aqueles que conseguem ter sucesso com o próprio negócio têm algo em comum: eles investem em planejamento e trabalham como uma gestão financeira eficaz. Veja a seguir algumas dicas para fugir das estatísticas e alcançar o sucesso da sua empresa.

PLANEJAMENTO

Já falamos sobre a importância de fazer um bom planejamento, mas na prática as coisas não são tão simples assim. Planejar requer pesquisa, disposição, paciência e o mais importante: análise. E é aí que as coisas desandam para muitos empreendedores!

Pesquisas mostram que grande parte dos empreendedores não pesquisam informações importantes sobre o mercado que vão atuar ou já atuam. Para você ter uma noção, a pesquisa “Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida”, desenvolvida pelo SEBRAE-SP, com base em 2.800 empresas entrevistadas, revela alguns dados intrigantes:

  • 46% das empresas não sabiam quantos clientes teriam e os hábitos de consumo desses clientes;
  • 39% não sabiam no começo qual era o capital de giro que precisariam para abrir o negócio;
  • 38% não sabiam quem eram seus concorrentes;
  • 32% não conheciam os aspectos legais do negócio;

Isso mostra o quanto a ação de planejar pode falhar na prática. Uma forma de evitar isso é elaborar um plano de negócios, afinal, esse documento (quando bem estruturado) é capaz de fornecer uma visão ampliada e justa sobre o empreendimento.

Um plano de negócios bem feito mostra os objetivos que o empreendedor quer alcançar e quais caminhos ele deve traçar para atingi-los. Além disso, mostra também se o negócio é viável considerando vários pontos como mercado, gestão financeira, concorrência e estratégia de diferenciação.

O plano de negócio pode antecipar possíveis erros e conhecer os pontos fracos e fortes do seu empreendimento. Isso lhe dará confiança para entrar no mercado e disputar clientes com os concorrentes.

Se você nunca fez um planejamento mais detalhado ou um plano de negócio robusto, clique aqui e baixe gratuitamente um modelo de plano de negócios! Você vai ver que as partes para preencher com as suas informações são as áreas principais que precisam ser desenvolvidas em qualquer empreendimento: visão geral, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro. Se esses 5 pontos forem bem pesquisados e estruturados, seu negócio tem tudo para dar certo!

 

GESTÃO COMPLETA

Para começar, vamos deixar uma coisa clara: sem uma gestão adequada a empresa não vai para frente. É como se ela fosse o coração do empreendimento, e se a gestão for feita de qualquer jeito e não estiver alinhada corretamente, é bem capaz que tudo desmorone.

Quer saber por quê? Eu te conto!

Para um empreendimento dar certo, é necessário entender que tudo (tudo mesmo) precisa ser anotado, gerenciado e medido, portanto, é preciso registrar todas as entradas, saídas, custos, despesas, empréstimos, investimentos, enfim, tudo o que envolve a grana do negócio. E para manter todo esse controle, você precisa fazer a gestão do seu negócio de forma que consiga ver o fluxo de caixa e capital de giro de forma clara, assim, você fica a par da saúde da empresa e consegue agir caso a situação do seu negócio se fragilize.

É interessante, também, implementar tecnologias que facilitem organizar as informações do negócio e investir em capacitação. Isso são ações em comum que o SEBRAE notou entre as empresas que sobrevivem aos primeiros anos de atividade e alcançam o sucesso. Uma tecnologia que você pode usar a favor do seu negócio é o App PagVendas. Com ele, você simplifica o seu dia a dia, gerencia produtos e estoque, controla cadastro de fornecedores e administra vendas no fiado. Com o PagVendas você tem total controle do seu fluxo de caixa e visualiza seus registros de entrada, saídas e estornos de forma prática, além de emitir NF-e e NFC-e. Além disso, você consegue extrair relatórios e mantém o controle do seu negócio na palma da mão! Ficou interessado? Clique aqui e veja mais detalhes sobre o App PagVendas, o aplicativo que facilita a gestão completa do seu negócio.

É válido se atualizar sobre as novidades do seu ramo de atuação para ter condições de inovar, calcular detalhadamente os custos daquilo que você comercializa, rever o plano de negócios (caso seja necessário), acompanhar as receitas e despesas, acompanhar as estratégias dos concorrentes, procurar fornecedores com qualidade e bom preço e investir em propaganda e divulgação.

Com uma gestão bem estruturada, você será capaz de expandir sua clientela com produtos ou serviços diferenciados e preços competitivos. Sabemos que parece complicado, mas usando as ferramentas certas é possível manter uma gestão completa e centralizada, de forma que seja prático manter todas as informações atualizadas, extrair relatórios e ter uma visão macro do seu negócio.

Agora que você já sabe as principais causas que levam empresas a fecharem antes de 1 ano de atividade, é importante ressaltar que todos os empreendimentos – independentemente do tamanho, devem ser gerenciados de maneira séria, e não na informalidade. Para se destacar no mar do empreendedorismo é preciso ter o controle de tudo o que acontece no seu negócio para, assim, minimizar os erros e sair na frente da concorrência. E, não se esqueça: você pode contar conosco para tornar a gestão do seu negócio completa e acessível sem mexer no bolso!