NFC e QR Code: O que são, Como Pagar usando este Método

O cenário atual é um dos mais desafiadores dos últimos tempos. A falta de controle na disseminação do COVID-19, popularmente chamado de Coronavírus, trouxe à tona muita instabilidade para o mercado financeiro, sobrecarregou as áreas da saúde e aumentou o medo da população.

A OMS oficialmente recomenda que as pessoas lavem as mãos com água e sabão, por no mínimo 20 segundos, várias vezes ao dia – principalmente, depois de ter contato com espaços sociais, como ônibus, agências bancárias, farmácias, etc.

Diante de tudo o que está acontecendo, é melhor pecar pelo excesso! Quando for necessário pagar alguma coisa, você pode usar algumas formas de pagamento que não necessitam de contato físico, como com o NFC ou QR Code, assim, você não precisa tocar nas maquininhas nem na mão de ninguém.

Se você não conhece essas tecnologias, fique tranquilo pois vamos explicar de forma simples o que são esses formas de pagamento, como funcionam e as vantagens para que você comece a usá-los:

O que é NFC?

Near Field Communication, ou NFC, é uma tecnologia que possibilita a troca de informação entre dois dispositivos por aproximação, sem a necessidade de cabos ou toque. Essa tecnologia também é conhecida como Contactless.

Existem cartões de crédito e débito que já vêm com essa tecnologia, como os cartões do PagBank. Você consegue identificar um cartão com NFC pelo símbolo ao lado do chip.

cartão da conta pagbank

O que é QR Code?

Quick Response Code, QR Code ou Código QR é como um código de barras em imagem que armazena informações e permite (entre muitas outras funções) fazer pagamentos. Esse código pode ser lido através de celulares que tenham uma câmera e um app leitor de QR Code.

Sabe aquele quadradinho preto e branco que tem aparecido nos programas de TV ou nos jornais, geralmente no canto inferior da tela? É um QR Code! O super app PagBank, por exemplo, tem o leitor de QR Code para os clientes fazerem pagamentos através dessa tecnologia.

maquininhas de cartão do pagseguro

Como funciona o pagamento via NFC e QR Code

Como funciona o pagamento via NFC para vendedores:

Para receber pagamentos através de NFC, você precisa apenas de uma maquininha de cartão que tenha essa tecnologia. A maioria das maquininhas do PagSeguro possuem esse sistema, como a Moderninha Smart, Moderninha X, Moderninha Pro e Moderninha Plus.

Para receber pagamentos via NFC, basta digitar o valor da venda e selecionar se o pagamento é débito ou crédito.

Como funciona o pagamento via NFC para consumidores:

Se você quer fazer pagamentos via NFC, é preciso ter um cartão com essa tecnologia, como os cartões PagBank ou outro dispositivo com NFC.

Na hora de fazer um pagamento, informe ao vendedor que deseja pagar via NFC, aproxime seu cartão, e pronto! O pagamento é realizado com sucesso e nem precisa nem inserir a senha.

um celular com a sigla NFC escrita na tela

Como funciona o pagamento via QR Code para vendedores:

Caso você queira receber pagamentos via QR Code, é preciso ter uma maquininha que aceite essa forma de pagamento ou um aplicativo que gere o código. Se você trabalha com as Moderninhas do PagSeguro (Moderninha Plus, Moderninha Pro, Moderninha Smart e Moderninha X), não precisa se preocupar, pois todas elas tem a opção de gerar o QR Code para pagamento. Já se você trabalha com as Minizinhas (Minizinha e Minizinha Chip), ou até não tem nenhuma maquininha de cartão ainda, pode gerar o QR Code facilmente através do app PagBank.

Na prática, quando você for receber por uma venda, é só selecionar a opção “Aponte e Pag (QR Code)” na sua maquininha (ou no celular, pelo app PagBank) e gerar o QR Code. Através do app você também pode imprimir um QR Code e deixar a mostra no seu caixa, assim, você agiliza o fluxo de venda no seu negócio. Depois, você digita o valor da venda e confirma. Prontinho!

Ah, além disso, fazendo o pagamento por QR Code, você vendedor tem 0% de taxa na transação. Uma ótima vantagem!

Você também pode gerar um QR Code Pix para o cliente fazer o pagamento direto na sua maquininha ou no super app. O processo é basicamente o mesmo, a vantagem é que o valor da venda é recebido instantaneamente e seu cliente poderá usar qualquer app para fazer o pagamento.

Veja o passo a passo completo de como fazer uma venda via QR Code Pix aqui.

Como funciona o pagamento QR Code para consumidores:

Pagar uma compra com QR Code é bem mais simples do que você imagina. Primeiro, é preciso ter um aplicativo que conecte a sua conta à maquininha. Os clientes PagBank contam com essa função no super app, na opção Aponte e Pag (QR Code).

Quando for fazer um pagamento, você seleciona a opção Aponte e Pag (QR Code) no seu aplicativo, aponta a câmera para o código gerado pelo vendedor e espera escanear. Você mesmo pode digitar o valor da compra e mostrar ao vendedor, e depois disso, é só confirmar.

Além disso, utilizando essa forma de pagamento você recebe 10% do valor da compra de volta na hora, o famoso cashback, direto na conta PagBank.

Recentemente mais uma forma de pagamento via QR Code foi lançada: O QR Code Pix. O pagamento funciona basicamente da mesma maneira, a vantagem é que você pode fazer o pagamento de qualquer QR Code Pix, gerado por qualquer maquininhas, usando o super app PagBank.

É muito fácil. Veja o passo a passo completo nesse link.

pessoa pagando o café via qr code no app pagbank, em frente a uma maquininha de cartão

Vantagens dos pagamentos por NFC e QR Code

Essas opções de pagamento podem reduzir filas – já que não é preciso ficar contando notas, dar troco, nem lidar com cartão. Além da rapidez, também evitam contato com objetos infectados com o COVID-19, ou seja, usar QR Code ou NFC para receber pelas vendas ou fazer pagamentos é bom para quem vende e para quem compra. É uma forma prática de preservar a saúde e fugir da contaminação.

Para os vendedores a vantagem está em dispensar a necessidade de pegar no cartão para passar na maquininha e para quem compra a vantagem é não precisar digitar a senha no teclado da maquininha, somente se passar do limite de NFC, que hoje é de R$200,00.

Vantagem para quem compra: ao comprar com QR Code, você recebe 10% de volta do valor pago direto na sua conta PagBank. Esse cashback é recebido na hora ao usar a função.

Vantagem para quem vende: você tem 0% de taxa na transação, pode oferecer uma experiência moderna e prática de pagamento e ainda acelerar o seu fluxo de caixa. Você também fideliza mais clientes pois a tendência é que eles voltem a comprar com você para receber o cashback. Quem vende com QR Code tem taxas menores, o que aumenta a margem de lucro e melhora as chances de sobrevivência do negócio.

Se você ainda não é cliente PagBank, baixe já o super app e comece a fazer pagamentos via NFC com o cartão internacional grátis da conta ou com a função Aponte e Pag (QR Code) do aplicativo.

Caso você trabalhe com as Moderninhas do PagSeguro (Moderninha Plus, Moderninha Pro, Moderninha Smart e Moderninha X), comece hoje mesmo a facilitar o dia a dia do seu negócio e aceitar com facilidade os pagamentos via QR Code ou NFC.

Ainda não usa as maquininhas do PagSeguro? Conheça alguns modelos e compre já!

*A partir de 01/08 o cashback é válido apenas para pagamentos realizados com QR Code em compras online ou nas lojas do radar de oferta.

“Este canal tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado. Os conteúdos não têm o objetivo de oferecer análise de valores mobiliários ou recomendações de investimento, considerando que os produtos apresentados podem não ser adequados aos objetivos, situação financeira ou necessidades individuais de cada usuário. O PagBank se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que decorram da utilização de seu conteúdo, bem como por eventuais informações fornecidas por terceiros, que não expressam a opinião do PagBank. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e as informações podem não estar atualizadas no momento exato da consulta do material. Antes de tomar qualquer decisão, é recomendado que o leitor busque orientação financeira independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto.”