O que é NFC? Saiba como realizar pagamento por aproximação!

Resumo do texto

  • Veja como funciona a tecnologia dos pagamentos por aproximação;
  • Descubra se seu celular tem a função NFC;
  • No PagSeguro, as maquininhas e cartões já têm NFC. Veja como ter o seu.

Baixe o super app e tenha um cartão com NFC!

 

Cada vez mais pessoas pagam as compras só encostando o celular ou o cartão na maquininha. No segundo trimestre de 2021, essa forma de pagamento cresceu mais de 600%!

Mas, se você ainda não sabe o que é NFC e o pagamento por aproximação, nós te explicamos. Acompanha com a gente.

Descubra o que é NFC e Saiba Como Realizar Pagamentos por Aproximação

O que é NFC?

A sigla significa “Near Field Communication”, ou seja, comunicação entre áreas próximas. Na prática, essa tecnologia permite que dois aparelhos que possuem NFC se conectem e se comuniquem quando estão muito próximos.

Quer um exemplo prático e comum no dia a dia? Cartão de transporte público. É só passar na máquina e pronto, a roleta é liberada. Esses cartões e as máquinas que estão no metrô ou ônibus possuem a tecnologia NFC.

Quando falamos de pagamento, ele pode ser feito através do próprio cartão ou pelo celular, contanto que tenham essa funcionalidade.

Nesse caso, você vai usar o saldo de uma carteira digital ou do seu cartão, que deve estar cadastrado no Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay, dependendo de qual for o aparelho.

Para quem compra por aproximação as vantagens são:

  • rapidez;
  • segurança;
  • praticidade.

Para quem vende os benefícios são:

  • segurança na transação;
  • rapidez e redução de filas;
  • cliente satisfeito com experiência de compra positiva.

Pagar com NFC é seguro?

Sim! O pagamento por aproximação não representa risco para o cliente, nem para o lojista. Assim como no ônibus, seu cartão só passa se você chegar bem próximo ao terminal, na loja é a mesma coisa. Só vai haver a cobrança se estiver a 5 cm da maquininha.

Além disso, apenas as informações essenciais são passadas de um aparelho para o outro. Ou seja, o celular só recebe o valor que deve ser pago e a maquininha só recebe a confirmação do pagamento. Pronto. Nada de número de segurança, senhas ou dados pessoais.

Meu celular tem tecnologia NFC?

Quer pagar por aproximação, mas está se perguntando como saber se o seu celular tem tecnologia NFC? Veja como descobrir de uma forma simples.

A primeira opção é consultar o manual do aparelho ou embalagem, pois essa informação vem especificada. Mas se você já não tiver mais o manual ou a caixa, não tem problema.

Todos os modelos de iPhone após o 6, possuem a tecnologia NFC e podem ser usados para pagamento por aproximação.

Caso tenha um Android, de qualquer marca, pode seguir o passo a passo abaixo para conferir se o seu dispositivo tem essa opção:

  1. vá nas configurações do aparelho;
  2. procure por “conexões”;
  3. veja se tem a opção “NFC e pagamentos sem contato”;
  4. caso queira usar, é só deixar ativada.

Atenção: para fazer pagamentos é preciso ter um cartão cadastrado no telefone. Essa configuração deve ser feita no Google Pay ou no Apple Pay, de acordo com o modelo que tenha.

Compre e venda usando a tecnologia NFC

O pagamento por aproximação já chegou no PagBank PagSeguro!

Todas as maquininhas PagSeguro possuem a tecnologia NFC.

O cliente PagBank, tem NFC no cartão PagSeguro. Na hora de comprar, é só avisar ao vendedor que vai pagar por aproximação e encostar o cartão na maquininha.Se ainda não tem o cartão da sua conta PagBank, acesse agora o super app e peça o seu. São 3 tipos para você escolher: cartão da conta, cartão de crédito e cartão pré-pago, todos eles vêm com NFC. Aproveite!

Baixe o super app e tenha cartão com NFC!