Qual a diferença entre Cupom Fiscal e Nota Fiscal? Descubra!

Resumo do texto

  • Veja a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal;
  • Preciso de nota fiscal mesmo com o DANFe?
  • Por que pedir a nota fiscal em todas as compras?

Conheça o PagVendas!

 

Confundir a função do cupom fiscal e da nota fiscal é mais comum do que parece, porém é fundamental o empreendedor saber as diferenças entre eles para ficar em dia com suas obrigações fiscais.

Ambos estão relacionados ao processo de compra e venda de produtos e oficializam a transação, por isso a confusão de muitas pessoas.  Neste artigo, aprenda quais são os pontos que diferem esses dois documentos e qual a importância da nota fiscal e do cupom fiscal.

Cupom fiscal

Cupom fiscal e nota fiscal: tem diferença?

A resposta é sim! Apesar de serem parecidos e terem algumas funções iguais, existem diferenças. De uma forma simples e direta, a principal mudança é que na nota fiscal o comprador é identificado.

Além da informação contida no documento, a forma de emitir o cupom fiscal e a nota fiscal também muda. No primeiro, é preciso usar uma impressora fiscal, chamada de ECF. Já a segunda é emitida através da Secretaria de Fazenda.

O que é Nota Fiscal?

A Nota Fiscal é obrigatória em todo negócio. É por este documento que o empreendedor registra as vendas da empresa de forma oficial. 

Nela, todas as informações sobre aquela transação precisam estar presentes. Especialmente, os dados do comprador, que é a principal diferença entre a nota fiscal e o cupom fiscal.

Não emitir nota fiscal pode causar problemas sérios para empresa, inclusive ela ser acusada de sonegação fiscal, tendo que pagar multas e até ser fechada.

O que é Cupom Fiscal?

Esse documento já faz parte do dia a dia do brasileiro, especialmente por ser obrigatório. Quando ele não é emitido, a empresa também pode ser acusada de sonegação fiscal. Nele, estão registradas as principais informações sobre a compra, como: 

  • dados do estabelecimento;
  • data e hora da compra;
  • produtos e serviços;
  • valor.

É a partir dele que o Fisco controla os impostos que devem ser pagos pela empresa.

Danfe substitui nota fiscal?

Não, o Danfe não substitui a nota fiscal. Ele é um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica que possui as mesmas informações da NF e pode ser usado como referência, mas ele não tem o mesmo valor oficial da nota.

Ele serve para quando o acesso à nota fiscal eletrônica fica comprometido, como, por exemplo, no transporte de mercadorias. Nestes casos, o Danfe é usado como um representante da nota fiscal.

Quais as diferenças entre CF-e e NF-e?

A principal diferença entre os dois documentos é a mesma citada anteriormente: no caso da nota fiscal eletrônica é identificado quem fez a compra. Além disso, a forma de emitir cada um deles também muda.

No caso do CF-e, que é a versão digital do Cupom Fiscal, a emissão é feita através de um programa chamado SAT. As informações que vão estar no documento são as mesmas, porém, ele é digital.

Já no caso da NF-e, a versão online da Nota Fiscal, a emissão é feita através da Secretaria da Fazenda do estado.

Por que é importante sempre pedir a nota fiscal?

Além de ser um documento fiscal obrigatório, a nota fiscal é a forma mais segura de comprovar que aquela transação existiu. Veja alguns outros benefícios.

Vantagens da nota fiscal para o consumidor

É através da nota fiscal que a compra é comprovada, ou seja, caso tenha algum problema com o produto ou serviço e o cliente precisa do documento para ter o dinheiro de volta ou troca.

Além disso, em alguns estados brasileiros, se o consumidor adiciona o CPF na nota fiscal, ele recebe parte dos impostos de volta. Assim como pode abater outros IPVA e IPTU.

Vantagens da nota fiscal para o seu negócio

Ao usar a nota fiscal a empresa presta contas com a Receita e não comete crime de sonegação fiscal.

Além disso, a nota fiscal comprova que os produtos que são vendidos estão legalizados, fazendo com que o negócio esteja dentro da lei e o cliente confie no que está comprando, aumentando a credibilidade da empresa.

A gestão financeira do seu negócio organizada com o PagVendas

Com o PagSeguro, o seu negócio ganha um importante aliado na gestão financeira. Para que tudo seja feito dentro da lei, e a emissão de nota fiscal e cupom fiscal sejam feitos de forma correta, é preciso de ajuda, afinal de contas, os erros podem levar a graves consequências e possíveis prejuízos.

Com o PagVendas, o aplicativo tudo em um capaz de agilizar tarefas, você tem:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

Clique aqui e conheça o PagVendas!