Como ser um vendedor de sucesso? Confira dicas para negociar com seus clientes

Resumo do texto

  • Veja como criar uma negociação com o cliente;
  • Saiba construir um diálogo com quem compra na sua loja;
  • Aprenda a lidar com respostas negativas.

Clique aqui e conheça o PagVendas!

 

O bom atendimento faz toda a diferença no momento da venda, afinal ele é fundamental para que você se torne um vendedor de sucesso e para que o seu negócio tenha bons resultados.

Se você deseja saber como ir além e ser um vendedor de sucesso deve aprender  estratégias de negociação, afinal, você precisa mostrar ao comprador que o seu produto vale a pena.

Saiba como desenvolver a habilidade da comunicação e criar um diálogo para conhecer ainda mais seu público!

como ser vendedor de sucesso

Como ser um vendedor de sucesso? A negociação é fundamental!

O contato com o cliente é fundamental para que uma venda seja fechada e, com isso, podem surgir dúvidas, pedidos de desconto, entre outros cenários.

Para ser um vendedor de sucesso é preciso oferecer boas propostas, conhecer  os produtos e, ao mesmo tempo, atender os pedidos dos clientes.

E como fazer tudo isso? A negociação precisa ser boa tanto para o cliente quanto para o vendedor, veja como agir:

Estabeleça uma negociação com o cliente

Para aprender como ser um vendedor de sucesso é preciso conhecer o seu público. Desta forma, fica mais fácil o cenário para negociações futuras.

O Rapport é uma técnica em que se estabelece uma conexão com o cliente criando empatia e gerando maior confiança.

Você pode ir além das palavras e tentar se espelhar nos movimentos corporais e trejeitos da pessoa.

Confira outras estratégias para conseguir se dar bem em uma negociação:

  • chame a pessoa pelo nome: esse detalhe aproxima o cliente e cria uma conexão por intimidade, pois você sabe quem ele é;
  • tenha atenção aos  movimentos: crie uma sincronia e imite gestos de maneira discreta;
  • pratique a fala adaptada: neste caso você pode adaptar a velocidade da sua fala, altura, tom e uso das palavras conforme o cliente;
  • oferecer o cartão de visita: assim você entrega seus dados e se coloca à disposição para negócios futuros.

Trabalhando a comunicação com o cliente

Fazer perguntas pode ser uma ótima forma de negociação e o diferencial para ser um vendedor de sucesso. O objetivo dos questionamentos é oferecer melhores soluções através das respostas.

Perguntas abertas

São perguntas que fazem com que o cliente pare para pensar. Elas facilitam a estratégia do Rapport, pois você terá uma resposta mais completa do que “sim” ou “não”. A pessoa irá se expressar de forma que o vendedor entenda a sua dor, gerando empatia.

Exemplo de pergunta aberta

“Por que você prefere bolsa do que mochila?”. A cliente geralmente irá responder com uma explicação pessoal: “porque eu acho a bolsa mais elegante para o meu dia a dia no trabalho”. Assim você poderá usar a informação a seu favor, oferecendo alguma alternativa em seguida.

Perguntas fechadas

São perguntas simples, que podem ser respondidas em poucas palavras, ou apenas com um “sim” ou “não”. Elas fazem com que você conheça melhor os gostos do cliente e saiba se está seguindo no caminho certo.

Exemplo de pergunta fechada

Continuando com o exemplo das bolsas, se a cliente diz que não gosta de um modelo, é possível perguntar: “Mas você gosta da cor dessa bolsa?”, a partir da resposta você saberá o gosto da cliente e poderá fazer ofertas de acordo com isso.

Perguntas diretas

É um misto entre as perguntas abertas e fechadas. Ou seja, o cliente pode responder de uma maneira objetiva, mas ainda assim dar detalhes sobre o que está pensando a respeito da negociação.

Exemplo de pergunta direta

“Qual acessório você gostaria de levar junto com a sua bolsa?”. Esta pergunta pode ter diferentes tipos de respostas e, mesmo sendo positiva ou negativa, servirá como base para seguir com a negociação.

Perguntas influenciadoras

Elas são feitas para induzir o comprador a dar uma resposta que o vendedor deseja. Se você quer ser um vendedor de sucesso deve usar essas perguntas com cuidado para o cliente não se sentir usado e acabar levando o que não quer.

Exemplo de pergunta influenciadora

“Como você vai usar esta bolsa para o trabalho, que tal optar por um modelo de couro, que além de elegante possui maior durabilidade?”. Assim você induz o comprador a considerar esta opção e pode convencê-lo de fechar a compra.

Ouvido ativo

Esta é uma das táticas mais importantes para quem quer ser um vendedor de sucesso, pois ela consiste em dar uma atenção especial ao cliente e realmente ouvir o que ele tem a dizer.

Você irá deixar de falar para se colocar a ouvidos, afinal, o seu principal objetivo é solucionar a dor do cliente. Veja como realizar essa técnica:

  1. ouça claramente o que a pessoa tem para falar;
  2. tire todas as dúvidas sobre o que foi dito;
  3. crie um diálogo com o cliente através das informações que ele te passou;
  4. formule perguntas e ofereça alternativas a partir do diálogo e desejos.

Fechamento da venda

Este é o momento em que o cliente irá realizar a compra. Para seguir com o seu papel de um vendedor de sucesso, veja como conseguir o fechamento da venda:

  • condução pelo sim: durante a negociação, fazer com que o cliente concorde com as suas afirmações poderá ajudá-lo a realizar a compra;
  • tentativas de fechamento: você pode usar várias tentativas para fechar a venda e usá-la sempre que o cliente der um sinal de que está prestes a aceitar o acordo;
  • resumo de benefícios: um cliente se preocupa muito mais com os benefícios de um produto do que com suas características, neste caso, é possível fechar a venda exibindo vantagens.

Como lidar com o “NÃO”?

Cansou de negociar e o cliente não cedeu aos seus argumentos? Se quer saber como ser um vendedor de sucesso deve aprender a ouvir a palavra “não”. 

Você pode aprender muito com uma rejeição, portanto, esteja preparado para uma resposta negativa e foque em descobrir os motivos. Veja o que fazer diante desta situação:

  • entenda que isso não significa, em todos os casos, que você ou sua oferta estão sendo rejeitados, mas que o cliente precisa de mais informações;
  • pergunte o porquê da rejeição e aceite com: “tudo bem, eu te entendo, posso te ajudar com mais alguma coisa?”;
  • mantenha uma atitude positiva, sorria e, após a negociação, reflita sobre o que você faria diferente para mudar a resposta do cliente.

Conheça o PagVendas e tenha todo o suporte para ser um vendedor fora da curva!

Agora que você já sabe como ser um vendedor de sucesso, que tal contar com um aplicativo tudo em um que irá ajudar na gestão do seu negócio?

O PagVendas conecta você à sua empresa de um jeito simples e prático. Além disso, passa a ter um registro dos seus clientes, o que pode facilitar muito no momento de fazer negociações.

Simplifique a rotina do seu negócio, veja os benefícios do PagVendas:

  • controle de frente de caixa em tempo real;
  • registro e controle de produtos;
  • gestão de estoque;
  • controle de contatos de clientes;
  • gerenciamento das vendas, inclusive vendas fiadas;
  • criação de Loja Online;
  • emissão de notas fiscais;
  • extração de relatórios de vendas.

Clique aqui e conheça o PagVendas!