O que é Controle de Vendas? Entenda e veja como colocar em prática no seu negócio

Resumo do texto

  • Entenda a importância do controle de vendas; 
  • Saiba como funciona essa organização para seu negócio; 
  • Confira nossas dicas para otimizar o controle de vendas e estoque.

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Independentemente do tamanho e segmento, fazer o controle de vendas é fundamental para o desenvolvimento e progresso de qualquer negócio. 

Muitas vezes os gestores estão sobrecarregados com diversas tarefas, o que dificulta a realização de funções como essa. Se esse é o seu caso, reunimos informações para ajudar no controle do seu empreendimento.

Saiba como fazer um controle eficiente das vendas e o porquê dele ser tão importante para o crescimento saudável do negócio.

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Controle de vendas: o que é e como fazer?

O controle de vendas é o monitoramento do processo comercial, desde o recebimento da matéria-prima até o envio do produto para o cliente.

A partir deste controle é possível saber como está o desempenho do caixa, quais produtos são mais ou menos vendidos e ter uma ideia do que melhorar ou quais planos seguir para o futuro.

Pode parecer muito trabalhoso, mas existem diversas ferramentas e apps que facilitam essa atividade e te ajudam a poupar tempo.

Conheça outros 2 tipos de controle

Existem dois pilares importantes na estrutura do controle de vendas: o controle de estoque e o controle financeiro. O trabalho conjunto desses três pontos garante o bom funcionamento das operações comerciais:

Controle financeiro

É responsável por monitorar os valores que entram e saem. Isso inclui gestão do fluxo de caixa, controle de pagamentos, emissão e baixa de notas fiscais, conciliações bancárias, entre outras operações.

Controle de estoque

É o armazenamento e acompanhamento de matéria-prima, produtos, ferramentas e maquinários utilizados na produção das mercadorias. Esse controle pode ser feito por meio de uma planilha ou por um sistema de gestão de vendas.

O que sua empresa ganha com um controle de estoque e vendas organizado?

Um controle de estoque e vendas bem feito apresenta uma série de benefícios para a empresa. Com isso, é possível:

  • Pagar contas em dia, evitando problemas com impostos ou fornecedores;
  • Ter uma visão clara da saúde financeira do negócio;
  • Saber quanto há de capital de giro para fazer investimentos;
  • Direcionar recursos para áreas estratégicas e analisar custos associados ao processo de vendas;
  • Atender às demandas dos clientes;
  • Evitar despesas extras com aluguel, depósito, limpeza e segurança.

Com menos custos, é possível se tornar mais competitivo no mercado.

Além disso, o fluxo de caixa também fica mais simples porque as entradas e as saídas de dinheiro condizem com o que realmente está acontecendo na empresa. Não há confusão nas informações sobre o que foi comprado, o que foi vendido e o que ainda está no estoque.

O desempenho da equipe comercial também é impactado positivamente, porque os vendedores têm dados confiáveis sobre os padrões de compra dos clientes. Isso permite que eles tomem atitudes mais assertivas para aumentar o número de vendas.

Vários desses benefícios também tem o potencial para elevar a satisfação dos consumidores. Afinal, nenhum cliente quer chegar em uma loja e descobrir que o produto que desejava está em falta.

Controle de Vendas Eficiente

Dicas para fazer a gestão de vendas de forma eficiente!

Como você viu, o controle de vendas envolve diversas tarefas. Por isso, separamos algumas dicas para você otimizar esse processo:

Registre todos os dados das vendas

O primeiro passo essencial é registrar todas as informações das transações comerciais. Isso deve incluir os dados dos produtos vendidos, impostos, preço unitário, forma de pagamento e informações do cliente.

Dessa forma, seus relatórios serão mais precisos e fornecerão uma base sólida para embasar decisões estratégicas.

Acompanhe e treine a equipe de vendas

Afinal, o trabalho dos vendedores é essencial para aumentar a taxa de conversão e o ticket médio.

Com isso, analise a performance de cada um e as práticas utilizadas por eles. E, quando possível, ofereça treinamentos para expandir as habilidades de negociação dos colaboradores e motivá-los a dar o melhor. 

Monitore o fluxo de vendas da empresa

Fazer esse controle das vendas vai facilitar a vida dos seus vendedores, pois, assim, os responsáveis por cada etapa terão mais clareza para exercer suas atividades, evitando falhas e atrasos.

Um exemplo básico de fluxo pode ser: prospecção, qualificação, apresentação da proposta, negociação, fechamento do negócio e pós-vendas.

Como o PagVendas te ajuda a controlar os números de venda?

Uma forma excelente de otimizar o controle de vendas é usar a tecnologia a seu favor e adotar um sistema de gestão, como o PagVendas.

O PagVendas foi desenvolvido para facilitar o dia a dia de empreendedores e gestores facilitando várias tarefas. Algumas das funcionalidades do app são:

  • Controle de frente de caixa em tempo real;
  • Gestão de produtos e estoque;
  • Agendamento nos horários de atendimento ao consumidor;
  • Gerenciamento de vendas;
  • Criação de loja online;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Controle de contatos de clientes;
  • Relatórios de vendas;
  • Simulador de vendas.

Todas essas atividades – e muitas outras – são realizadas pelo aplicativo no seu celular, pelo computador ou por uma das maquininhas PagBank.

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