Parcelamento PagBank: saiba a diferença entre o Parcelado Vendedor e Parcelado Comprador

Resumo do texto

  • Entenda como funciona o Parcelamento Vendedor;
  • Conheça as vantagens do Parcelamento Comprador;
  • Veja como escolher a melhor maquininha PagBank para o seu negócio.

Conheça mais sobre cada Maquininha PagBank!

 

Que tal diferenciar os preços de seus produtos com base no meio de pagamento utilizado pelo comprador? Talvez você já saiba que as vendas no crédito parcelado possuem uma taxa extra, mas no parcelamento PagBank você tem a opção de arcar com esses custos ou repassá-los para o comprador, por meio da aplicação de um valor diferenciado no preço do produto/serviço.

Parcelar compras é um hábito muito comum dos brasileiros e traz vantagens para os compradores e vendedores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 75% das pessoas que utilizam cartão de crédito pagam suas compras em parcelas.

Isso porque as vendas a prazo fazem com que o valor caiba no orçamento do cliente.

Entenda melhor sobre o Parcelamento Vendedor e Parcelamento Comprador a seguir.

diferenças do parcelamento pagseguro

Como funciona o Parcelamento Vendedor?

A taxa de parcelamento do PagBank só é cobrada quando a venda é feita no crédito parcelado, por exemplo, as famosas opções de compras de “12 vezes no cartão de crédito”. Ao utilizar o Parcelamento Vendedor ela é paga pelo comerciante que deseja antecipar o recebimento das parcelas e o valor é descontado diretamente do total da venda.

Para quem vende pela internet este custo pode ser repassado para o comprador, mas é possível mudar esta configuração, caso o lojista queira assumir este valor.

Inclusive, uma estratégia interessante é aproveitar as datas comemorativas para oferecer promoções assumindo a taxa de parcelamento, assim é possível oferecer preços melhores, vender mais e no final gerar mais lucro.

Veja o passo a passo do parcelamento vendedor no PagBank: 

  1. Informe o valor da venda na máquina ou no app;
  2. Selecione Crédito como forma de pagamento;
  3. Escolha a opção Parcelamento Vendedor (você arca com os custos do parcelamento).

Vantagens para o vendedor

  • oportunidade para oferecer promoções: o vendedor pode diminuir os valores das compras do cliente já que a taxa não será incluída no preço do produto;
  • destaque da concorrência: arcar com esses custos pode te ajudar a conquistar novos clientes e fidelizar os antigos, pois você estará oferecendo a oportunidade do cliente parcelar suas compras sem pagar nada por isso.

Vantagens para o cliente

  • compras mais baratas: com o vendedor assumindo as taxas, o valor final pago pelo cliente fica mais em conta;
  • maior poder de compra: o cliente terá mais uma opção de compra, o que antes poderia ser pago apenas à vista, agora pode ser parcelado.

Como funciona o Parcelamento Comprador?

Conforme autorizado pela Lei nº 13.455/17, o vendedor pode diferenciar o preço de seu produto/serviço, cobrando um valor maior, de acordo com o método de pagamento e prazo escolhido pelo cliente.  Assim, essa é a forma de parcelamento oferecida pelo PagBank por meio da qual o vendedor deixa de pagar a Taxa de Parcelamento e este custo é repassado para o cliente.

O vendedor irá pagar apenas a taxa de intermediação, que é referente ao seu plano de recebimento. De acordo com o plano, o comerciante pode receber o total da compra parcelada na hora, em 14 dias ou em 30 dias.

Portanto, a taxa para dividir uma compra é cobrada automaticamente, o cliente escolhe em quantas vezes deseja pagar e esta cobrança é incluída nas parcelas. Além do comerciante não se preocupar com este custo, não é necessário pagar nada ao transferi-lo ao comprador.

Este tipo de parcelamento no PagBank é uma prática comum e permitida por Lei, porém, é importante que você seja transparente com o cliente. Informe sobre o acréscimo ao oferecer uma compra parcelada.

Lembrando que: a fatura/Nota Fiscal deve ser emitida considerando o valor total a ser pago pelo cliente.

Veja o passo a passo do parcelamento comprador no PagBank: 

  1. Informe o valor da venda na máquina ou no app;
  2. Selecione Crédito como forma de pagamento;
  3. Escolha a opção Parcelamento Comprador* (o comprador arca com os custos do parcelamento).

* de acordo com o valor mínimo de R$5,00 por parcela.

Vantagens para o comerciante:

  • 0% na taxa do parcelamento: ao repassar o custo para o cliente o comerciante diminui seus custos;
  • pagamento de apenas uma taxa: o comerciante pagará apenas a taxa de intermediação, que é cobrada uma única vez para cada venda feita no crédito parcelado;
  • maior faturamento: além do comerciante economizar, ele terá a oportunidade de oferecer vendas parceladas, facilitando as compras de seus clientes.

Vantagens para o cliente:

  • poder parcelar em até 18x*: com o Cartão de Crédito Visa PagBank o cliente poderá dividir em ainda mais vezes;
  • não compromete a renda: apesar de pagar pela taxa de parcelamento, o cliente poderá realizar compras sem comprometer seu orçamento do mês, tornando possível a compra de produtos ou serviços mais caros.

Maquininhas PagBank: tem para todo tipo de negócio

O parcelamento PagBank está disponível para vendas online (Link de pagamento e Checkout) e em todas as maquininhas: Moderninhas e Minizinhas.

Para saber o valor que será cobrado pelo parcelamento, seja do comprador ou do vendedor, você pode fazer uma simulação na ferramenta do PagBank.

Ofereça parcelamento com o PagBank utilizando as maquininhas mais completas do mercado! São 5 modelos que atendem todos os tipos de negócios, quer saber qual delas é a ideal para o seu comércio? Faça este quiz e descubra!

Conheça mais sobre cada Maquininha PagBank!