Aprenda a tirar fotos de produtos para usar nas redes sociais!

Resumo do texto

  • Entenda a importância de fazer boas fotos de produto;
  • Saiba como montar um cenário em casa;
  • Dicas para fazer fotos profissionais com celular.

Link de Pagamento: venda diretamente nas redes sociais

 

Usar as redes sociais para divulgar produtos e serviços já deve estar no seu planejamento de comunicação. Mas, para que essas postagens tenham ainda mais alcance, você pode melhorar as fotos de produto.

E, não precisa ficar preocupado com quanto você vai gastar. É possível tirar fotos profissionais com o celular!

Confira algumas dicas para turbinar suas vendas online com fotos encantadoras. Acompanhe a seguir!

Fotos de Produtos

Como as fotos de produto podem impactar suas vendas?

Se uma imagem vale mais do que mil palavras, na internet esse ditado é considerado uma lei! Um estudo aponta que imagens com texto são mais visualizadas do que só o texto, sem apelo visual.

Porém, é claro que não é qualquer foto que causa esse impacto. Uma foto de produto ideal é aquela que chama atenção do usuário e consegue mostrar os diferenciais do item. Afinal de contas, a clientela vai usar essas imagens para se certificar da qualidade dos produtos.

Se a sua foto não destaca muito bem o produto, a chance de você perder a venda para a concorrência é grande.

Aprenda a tirar boas fotografias de seus produtos

Como você não quer perder vendas devido à falta de qualidade das imagens, precisa dedicar um tempo para elaborar as suas fotos. E antes de tudo, é importante sempre usar fotos próprias. 

Além de garantir a qualidade, você não corre o risco de “iludir” o cliente com uma foto que não condiz com a realidade. E, para produzir as melhores fotos possíveis dos produtos, confira essas dicas:

Preste atenção na luz

Verifique se o equipamento que será usado tem flash e se é preciso usá-lo naquele momento. Além disso, faça algumas imagens de teste para identificar sombras ou alguma parte que não esteja muito nítida devido à falta de luz. 

Se necessário, use um abajur ou outro foco de luz para adequar e deixar o produto mais iluminado.

Cuidado com o enquadramento

É ideal que o produto ocupe a parte central da foto, mas que tenha espaço ao redor para você editar depois. Se a foto estiver muito próxima, não dá para incluir texto. Se estiver longe demais, os detalhes podem ficar de fora.

Caso use o celular, aproveite a ferramenta “grid” ou “grade”. Ela coloca linhas na tela da câmera para te ajudar a mostrar qual o centro da foto.

Explore diferentes ângulos

Não faça fotos de apenas um lado. Lembre-se que depois, você pode editar e selecionar as que mostram o produto da melhor forma. Então, para ter várias opções para trabalhar depois, tire fotos em todas as direções.

Aprenda a editar as fotos

Não é preciso editar completamente a imagem, mas é importante saber mexer, ao menos, na cor e na luz. Se você nunca mexeu em programas de edição, pode contar com o YouTube para acessar tutoriais. Para começar, use programas gratuitos, como:

Monte um cenário para fotos de produtos

Essa é a parte mais difícil para algumas pessoas. Tenha em mente que o produto deve estar sempre em destaque. No geral, quanto ao cenário, você tem duas opções:

  • Cenário infinito:

Você pode usar um fundo branco infinito, que pode ser feito com cartolina branca. Para fazer o fundo infinito com cartolina em casa, faça o seguinte:

  1. Posicione a cartolina branca de forma que fique em um ângulo de 90º;
  2. Coloque um foco de luz de forma que o produto não crie sombra no papel;
  3. Foque a câmera e ajuste o brilho, como for necessário.

As fotos com o fundo branco são normalmente usadas no e-commerce, lojas virtuais e nas redes sociais, caso você queira adicionar textos.

  • Cenário real:

Outra opção é usar um cenário do mundo real. Ou seja, colocar o produto em algum contexto que ele pode ser usado. Se essa for a sua escolha, lembre-se de não esconder o produto e não poluir a imagem com outras coisas. Veja outras dicas:

  1. Coloque seu produto em um cenário que faça sentido para o segmento;
  2. Não deixe o fundo chamar mais atenção do que o item;
  3. Cuidado com sombras e cores fortes demais.

As fotos em cenários reais costumam ser mais utilizadas nas redes sociais para mostrar o produto “em ação”. Mas, também pode ser colocada no site, como imagem extra.

Tire fotos profissionais com o celular

Você está pensando que vai gastar dinheiro com uma máquina profissional para seguir essas dicas? Então, a boa notícia é que você pode fazer fotos profissionais do seu produto com o celular. Fique atento a esses pontos:

  • Confira o foco: Em geral, é só clicar na tela no ponto que você quer focar. Mantenha sempre o produto em destaque;
  • Evite usar flash ou zoom: o flash do celular pode mudar a cor dos produtos, enquanto o zoom tira qualidade da foto. Ajuste essas opções depois;
  • Procure usar um tripé ou algum apoio: não confie na estabilidade da mão. Apoie o aparelho em algum lugar, assim você ganha mobilidade para mexer no item;
  • Não use filtros: assim como o zoom, ele pode tirar qualidade da sua foto. Caso queira mexer na imagem, use um aplicativo específico para isso;
  • Ajuste suas fotos em um aplicativo: esses programas são preparados para mexer na imagem de forma uniforme, sem mudar as cores do produto. Algumas sugestões:

Venda nas redes sociais com o Link de Pagamento

As fotos de produto vão chamar a atenção do público e gerar interesse. E para realizar a venda, você tem o Link de Pagamento. Com ele, não é necessário enviar o usuário para outro site, a venda pode ser feita pela rede social.

Em apenas alguns passos, você cria o link com o valor da venda e encaminha diretamente para o cliente. Ao clicar, ele é levado para o PagSeguro e faz o pagamento.

Pronto! A venda está feita. Para criar seu link, siga os passos:

No aplicativo PagBank

  1. No super app PagBank, vá na aba “Vendas”;
  2. Escolha “Link de Pagamento”;
  3. Vá em “Criar novo link”;
  4. Preencha o nome e valor da venda e personalize opção de frete e parcelamento;
  5. Clique em “Criar Link de Pagamento”.

Na Conta PagSeguro

  1. Faça login na conta PagSeguro pelo computador;
  2. No menu lateral, clique em “Vendas Online”;
  3. Selecione “Link de Pagamento e Botão”;
  4. Vá em “Criar novo link de pagamento e Botão”;
  5. Preencha as informações e personalize o link;
  6. Clique em “Criar Link de Pagamento”.

No aplicativo PagVendas

  1. No app PagVendas, no canto superior esquerdo, vá em “Vendas Online”;
  2. Cliquem em “Link de Pagamento”, e em “Criar link de pagamento”;
  3. Coloque as informações necessárias e vá em “Continuar”;
  4. Personalize o link com as informações adicionais;
  5. Vá em “Gerar link” para finalizar o processo.

Link de Pagamento: venda diretamente nas redes sociais