Entre os dias 15 e 17 aconteceu a Feira do Empreendedor Bahia, em Salvador. Sim, há vários casos de sucesso na internet que foram apresentados no painel do PagSeguro. Nós aproveitamos para entrevistar duas empresas vencedoras na internet da Bahia e mostrar para vocês como é que se fazem ótimos negócios na internet.

Luiz Aboim, administrador de empresas, é sócio do Curso Atitude e da Bandeô Publicidade.

Foi muito custoso implantar a loja na internet?

Para a implantação da loja na Internet, foi muito simples, utilizamos um sistema de comercio eletronico disponível com instalador automático pelo provedor que hospeda o nosso site. Aproveitando um pouco da minha disposição para a superação da crise eu consegui fazer algumas adaptações no aplicativo para que o sistema pudesse se adequar às características de nosso negócio. Assim conseguimos configurar um sistema de matrículas que esta sendo bem aceito pelo meu público pela comodidade de poderem escolherem os cursos, montarem seus pacotes de disciplinas e se matricularem em nossos cursos via web.

Quem são seus clientes?

Meus clientes são jovens na faixa entre 17 e 32 anos, 65% mulheres e que buscam uma boa preparação para ingressarem em uma universidade ou conquistarem um bom emprego. É um público em busca da estabilidade financeira e da sua realização pessoal. No momento atendemos apenas aos residentes na região metropolitana pois nossos cursos são presenciais.

Como vocês os atraem?

Temos um diferencial importante que é a oferta de cursos modulares com uma excelente equipe de professores, com instalações físicas confortáveis, estacionamento, um bom material didático e, especialmente, o preço baixo. Tudo isso cumulado com as facilidades de pagamento e uma boa divulgação, creio que são as principais ferramentas de atração do público.

Quais as estratégias de marketing mais bem sucedidas?

As principais estratégias que tem dado bom resultado é a oferta de uma semana de aulas grátis e o incentivo com descontos mais vantajosos para as matriculas realizadas via web

Como estão as vendas?

Para o momento de saída da crise, posso dizer que as matrículas estão em crescimento. Nossa expectativa é que cresçam ainda mais com a maior divulgação do nosso trabalho.

Qual a vantagem do PagSeguro?

A parceria com o Pagseguro foi fundamental para a retomada dos nossos negócios, reduzindo significativamente a inadimplência que estava nos asfixiando e, melhor, possibilitando a antecipação de receitas o que nos deu fôlego para a superação. Ainda não debelamos totalmente a crise, mas com certeza sem o Pagseguro teria sido bem mais difícil chegarmos até aqui. Antes desta parceria, estava implantando o sistema do Bradesco, mas houve dificuldades técnicas e eu não teria a vantagem de receber à vista o valor parcelado nos cartões.

Quais as vantagens das alternativas?

As vantagens do outro sistema seria a possibilidade de emissão de carnês para cobranças parceladas e a desvantagem do pagSeguro está na demora da liberação dos recursos e na burocracia para a transferência de valores quando não ocorre transação comercial. Isso, aliás, tem me trazido alguns desgastes. Mas na balança, fico com o PagSeguro.

Depoimento de Maria das Graças Barbosa Brito, da Casa das Rosas

Foi muito custoso implantar a loja na internet?

Não. Temos o site há 9 anos que foi desenvolvido por uma webdesign amiga da família.

Quem são seus clientes?

Atendemos todo o Brasil e Exterior, além do convênio com a FTD (Florist Transword Delivery). Em Salvador atendemos empresas, hotéis e pessoas físicas.

Como vocês os atraem?

Através do site. O cliente liga a primeira vez, acaba conhecendo, gostando e se tornando assíduo e divulgando a outras pessoas.

Quais as estratégias de marketing mais bem sucedidas?

Propaganda boca a boca, Google, SOS 102 e panfletagem.

Como estão as vendas?

Como o nosso segmento é sazonal, estamos esperando melhorar a partir de agora, com a proximidade das festas de fim de ano.

O uso do PagSeguro é vantajoso? É vantajoso e seguro. Acho que o cliente fica mais a vontade e tranquilo.

Antes de usar o sistema PagSeguro vocês usaram outros? Quais as vantagens? Não. Tínhamos os cartões Visa, Master, Amex e transferência bancária, implantados diretamente.