Carteira digital: o que é e como funciona esse método de pagamento?

Resumo do texto

  • Compreenda o que é carteira digital;
  • Descubra os benefícios de usar a carteira;
  • Veja os principais tipos de carteira digital.

Baixe grátis o app PagBank e abra uma conta!

 

Aquela velha história de não poder pagar a conta porque esqueceu o dinheiro em casa ficou no passado, agora é possível resolver tudo usando uma carteira digital. 

Por ser uma alternativa prática, essa forma de pagamento ganhou popularidade tanto nas compras presenciais, quanto no comércio eletrônico.

Entenda como as carteiras digitais funcionam e como isso pode simplificar a sua vida ao deixar as transações financeiras mais rápidas e práticas.

Outros artigos que podem ser do seu interesse:

O que é a carteira digital?

A carteira digital é um serviço que permite pagar suas contas online. Com ela, você deixa de lado o dinheiro de papel e os cartões de crédito e débito físicos.

Para usar é preciso ter um smartphone ou relógio inteligente e cadastrar o seu cartão digitalmente. Dois exemplos famosos de carteiras digitais são o Google Pay, compatível com Android, e o Apple Pay, disponível para sistema iOS.

Essa forma conveniente de pagamento ganhou muita popularidade no Brasil. Segundo pesquisa do Opinion Box, 35% dos entrevistados usam esse meio de pagamento mais do que os serviços de bancos tradicionais e 16% usam o recurso diariamente.

Carteira digital x App de banco: entendendo as diferenças

Por mais que sejam confundidas, a carteira digital e os aplicativos de bancos não são a mesma coisa. Confira a tabela abaixo e entenda as diferenças:

Deslize para mais informações
Aspecto Carteira Digital Aplicativo de Banco
Propósito Transações e pagamentos por aparelhos móveis. Oferece serviços bancários, incluindo contas correntes, poupança, investimentos, etc. Ex: app PagBank.
Propriedade Pode ser de propriedade de empresas de tecnologia, fintechs ou provedores de pagamentos. Geralmente é de propriedade do banco ou instituição financeira.
Relação com Bancos Está ligada a contas bancárias, mas também pode ser usada de forma independente. É uma conta totalmente online e requer cadastro para acessar os serviços.
Acessibilidade Qualquer pessoa com um smartphone ou relógio digital conectado à internet. Requer uma conta bancária existente e pode estar sujeito à análise de crédito.

Carteira Digital

Tipos de carteira virtual

As carteiras digitais podem ter diferentes classificações dependendo do modo de uso. Conheça as principais:

Hardware

É uma carteira digital que funciona em um dispositivo específico. Ele parece com um pendrive e armazena criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. As informações são criptografadas e as transações são realizadas quando o equipamento é conectado a um computador.

Mobile

Normalmente, são disponibilizadas no aplicativo para celulares e tablets. Dessa forma, podem ser acessadas a qualquer momento. Os dois exemplos mais populares, são o Google Pay e o Apple Pay.

Online

As carteiras de pagamento online são acessadas por meio de um navegador (tanto no computador quanto em celulares). As operações financeiras são feitas somente com usuário e senha. Um exemplo é a Blockchain.Info.

Desktop

Para utilizar, é preciso baixar e instalar o programa da e-wallet no computador. A Electrum é uma carteira Desktop altamente respeitada que oferece suporte ao Bitcoin. Está disponível para Windows, macOS e Linux.

Como a carteira digital garante a segurança dos seus dados?

Os dados sensíveis dos usuários não ficam registrados na carteira. Eles são criptografados, ou seja, transformados em códigos seguros durante as transações e não são compartilhados ou acessados por ninguém.

Quais as vantagens de ter uma carteira digital?

Conheça as principais vantagens de utilizar esse meio de pagamento:

Desprendimento da carteira física

Não é preciso carregar uma carteira física com notas, moedas e cartões. Todos os pagamentos e transações podem ser feitos com o celular ou outros dispositivos digitais.

Praticidade e versatilidade

Uma carteira digital permite que as pessoas armazenem várias formas de pagamento em um único lugar, como crédito, débito e criptomoedas. Isso simplifica a forma de fazer transações, eliminando a necessidade de carregar dinheiro físico ou diversos cartões. Além disso, também possibilita pagar de forma rápida e segura, agilizando compras online e presenciais.

Maior segurança

Além de criptografar suas informações, a carteira digital elimina a necessidade de cadastrar os dados do cartão em sites de compras. Também é possível configurar para que os pagamentos sejam autorizados apenas com o reconhecimento biométrico.

Otimização do tempo

O pagamento é instantâneo. Com poucos cliques você finaliza a transação, sem precisar inserir vários números de cartão ou contar cédulas.

Várias funções em uma só

Como você viu, facilitar pagamento não é a única função da carteira digital. Ela tem outras qualidades que a tornam uma solução completa, como armazenar de forma segura suas informações e dados de pagamento, permitir transações pelo celular e emitir recibos eletrônicos.

Como utilizar uma carteira digital?

É muito simples usar uma carteira digital para fazer seus pagamentos, veja como: 

  1. Baixe o aplicativo da carteira digital de sua escolha;
  2. Crie uma conta;
  3. Adicione as informações de pagamento;
  4. Faça a verificação da conta por meio do código que será enviado para o seu e-mail ou SMS;
  5. Comece a usar!

Viu como é fácil? Para pagar é só abrir o app, selecionar a forma de pagamento que você quer usar e aproximar o seu aparelho da máquina de cartão. 

É possível pagar em locais físicos com a carteira digital?

É sim! Se a loja receber pagamentos por aproximação ou QR Code, você só vai precisar aproximar o dispositivo da maquininha de cartão para conseguir ler o código ou autorizar a compra.

Conta Digital PagBank: muito mais que uma carteira digital!

Agora que você já conhece todas as funcionalidades e vantagens de uma carteira digital, que tal ter acesso a uma solução ainda mais completa? Com a conta PagBank, você tem à sua disposição:

Baixe grátis o app e crie uma conta PagBank!